Muita umidade no ar, calor abafado e chuvas volumosas marcarão esta semana, com aumento do nível dos rios
out 10
12h 30min
CHUVAS E CALOR ABAFADO VÃO PREDOMINAR ESTA SEMANA
A alta umidade do ar, originária do oceano Atlântico, vai permanecer durante esta semana e provocar chuvas em todo o Acre, Rondônia, Amazonas, sul e oeste de Mato Grosso, centro e norte da Bolívia e na maior parte do Peru.
Não serão raros os municípios que deverão ser atingidos por chuvas intensas e, muitas vezes, fortes e acompanhadas de raios e ventanias.
Essas condições de chuvas, a qualquer hora, devem permanecer, pelo menos até o próximo domingo (16/10/2016), mas poderão ocorrer um ou dois dias sem chuvas em um ou outro município.
Em Goiás, no Distrito Federal e na maior parte de Mato Grosso, o sol com nuvens e o calor vão predominar, mas deverão ocorrer chuvas passageiras, não se descartando eventuais temporais.
As chuvas serão mais frequentes na parte da tarde ou nas primeiras horas da noite.
O calor vai continuar predominando e, devido à alta umidade do ar, a sensação será de muito abafado, principalmente, durante o dia.
RIO JURUÁ JÁ PASSA DOS 3,50 METROS
O nível dos rios vai continuar subindo, mesmo que, em alguns dias, ocorram pequenos baixas. O nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, não para de subir e, no início da tarde desta segunda-feira (10/10/2016), já marcava 3,53m.
Quanto ao rio Acre, seu nível está oscilando em torno de 3 metros, mas voltará a subir rapidamente, nos próximos dias, no entanto, sempre ocorrerão oscilações, pois o nível de um rio só aumentaria incessantemente se as chuvas não parassem. Assim que as chuvas cessam por alguns dias, o volume dos rios também diminui e, consequentemente, seu nível também.
Na cidade de Tarauacá, poderá haver transbordamento, nos próximos dias, tal a intensidade das chuvas deste mês de outubro.
A cada semana, a partir de agora, as chuvas serão mais intensas e frequentes o que fará com que as oscilações positivas sejam bem maiores que as negativas.
CHUVAS DE OUTUBRO JÁ SUPERARAM A MÉDIA CLIMATOLÓGICA
Nestes primeiros 10 dias de outubro de 2016, em Rio Branco, já choveu 90% da média climatológica para todo o mês que é de 171,6mm.
Na região de Brasileia, o volume pluviométrico já superou a média mensal de outubro, assim como ocorreu no mês anterior.
Essa é a causa de o rio Acre, na capital do estado, estar oscilando no nível de 3 metros, mesmo que, nos próximos dias, venha a baixar um pouco.
Visto o volume de chuvas estar acima da média para o mês, existe a possibilidade de termos outra enchente como a de 2015?
Olá, Celia! A probabilidade de ocorrer uma enchente no próximo verão é alta, mas igual a de 2015, é pequena, em Rio Branco. No entanto, estamos monitorando e analisando o comportamento do oceano Atlântico para poder informar, com razoável antecedência, quaisquer possibilidades de transbordamento dos principais rios do Acre e de Rondônia. Nos últimos dias, quase o rio Tarauacá transbordou, tal a quantidade de chuvas que tem ocorrido naquela área. Um abraço.