ALERTA: Temporal, com chuvas, ventanias, raios e eventual queda de granizo, nas próximas horas, no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas.
out 06
10h 30min
TEMPORAL À VISTA PODE CAUSAR TRANSTORNOS À POPULAÇÃO
As condições atmosféricas estão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas volumosas, fortes ventanias, intensas descargas elétricas e eventual queda de granizo, nesta quinta-feira (6/10/2016), em parte do Acre, de Rondônia e do Amazonas.
Uma frente fria avança rapidamente na direção da Amazônia ocidental, sendo que, às 10 horas da manhã desta quinta-feira, já provocava tempo severo no norte da Bolívia, com ventos acima de 100km/h, muita chuva e intensas descargas elétricas.
Nuvens carregadas formam-se rapidamente na dianteira desta frente fria e poderão provocar tempestades em vários pontos.
O Tempo Aqui alerta para a possibilidade de sérios transtornos à população, como rápida inundação de ruas, queda de galhos e árvores e danos às edificações, além do perigo dos raios.
A previsão de chegada desse temporal é nas primeiras horas da tarde desta quinta-feira, no sul e oeste de Rondônia e no leste e sul do Acre, mas poderão ocorrer temporais até durante a noite em outras áreas.
CIDADES QUE ESTÃO NO CAMINHO DO TEMPORAL
O Tempo Aqui apresenta, aproximadamente, em ordem de chegada desse temporal, as cidades que estão no caminho desse temporal, não significando que, em todas elas, o tempo fique severo.
Acre: Brasileia, Epitaciolândia, Capixaba, Plácido de Castro, Xapuri, Assis Brasil, Acrelândia, Senador Guiomard, Rio Branco, Bujari, Porto Acre, Sena Madureira, Manuel Urbano, Santa Rosa do Purus e Feijó.
Rondônia: Costa Marques, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Ariquemes, Porto Velho e cidades próximas a estas.
Amazonas: Boca do Acre, Pauini e Itamarati.
Estas são as cidades com maior probabilidade, porém outras cidades desses estados poderão ser atingidas durante a noite ou no dia seguinte.
Entretanto, O Tempo Aqui esclarece que esses temporais são pontuais, ou seja, podem ocorrer com forte intensidade em uma cidade e, em outra próxima, sequer chover.
TEMPERATURA CAI ACENTUADAMENTE EM ALGUMAS CIDADES
Logo após a chegada dessa frente fria, uma massa de ar frio, de origem polar, entrará no país e as temperaturas cairão acentuadamente no sul e sudoeste de Mato Grosso e de Goiás. Ao amanhecer desta sexta-feira, as mínimas deverão oscilar entre 8 e 11ºC, em cidades como Mineiros, Rio Verde e Itumbiara, no estado de Goiás, e, entre 13 e 16ºC, em Cuiabá, Cáceres e em toda a região do Pantanal Mato-grossense. Em Goiânia, também, ocorrerá um declínio moderado da temperatura, com mínimas entre 12 e 15ºC.
No Acre, em Rondônia e no Amazonas, a queda será leve e as mínimas, na sexta-feira, devem oscilar entre:
– 16 e 18ºC, em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil;
– 18 e 20ºC, em Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena;
– 18 e 20ºC em Rio Branco e Boca do Acre.