Chuvas generalizadas ocorrerão até a próxima terça-feira no Acre, Rondônia, Goiás, Brasília, Mato Grosso e Amazonas, com possibilidade de temporais
set 22
11h 30min
UMIDADE DO ATLÂNTICO PROVOCARÁ CHUVAS GENERALIZADAS
O inverno terminou nesta quinta-feira (22/9/2016) e os primeiros dias da primavera começam com muita chuva na Amazônia sul-ocidental e no Centro-Oeste brasileiro.
A intensificação dos pulsos úmidos do Atlântico (PUA) sobre a região e a aproximação e chegada, no sábado, de uma frente fria de fraca intensidade criam condições altamente favoráveis à ocorrência de chuvas generalizadas a partir desta quinta-feira, dia 22, até a próxima terça-feira, dia 27, no Acre, em Rondônia, em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso, no Amazonas, na Bolívia e no Peru.
No Acre e em Rondônia, as chuvas mais intensas deverão ocorrer entre sexta-feira e segunda-feira, enquanto, em Goiás e em Brasília, o maior volume de chuvas será entre sábado e terça-feira.
No entanto, as chuvas poderão ser fortes, em qualquer desses dias, a partir desta quinta-feira, até a próxima terça-feira.
No sábado, chega uma frente fria de fraca intensidade que não causará queda significativa da temperatura, nem tampouco será uma friagem, mas amenizará o calor e intensificará as chuvas originárias da umidade que vem do oceano Atlântico.
Os maiores volumes de chuva deverão ocorrer no Acre, no centro e norte de Rondônia, no sul do Amazonas, no centro, noroeste, norte e nordeste de Mato Grosso, no centro, noroeste, norte e nordeste de Goiás, no Distrito Federal, no noroeste, norte e nordeste da Bolívia e na região de selva do Peru.
ALERTA DE TEMPORAIS
Nesses próximos dias, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com ventanias perigosas, chuvas volumosas, intensas descargas elétricas e eventual queda de granizo, em vários pontos da Amazônia sul-ocidental e do Centro-Oeste brasileiro.
O Tempo Aqui alerta para a possibilidade de ocorrência de transtornos à população residente em áreas vulneráveis, nesses dias, como danos às edificações, queda de galhos e árvores e rápida inundação de ruas.
Quando houver muitos raios, as precauções deverão ser intensificadas, evitando-se ficar ou transitar em áreas abertas ou debaixo de árvores isoladas. Se uma pessoa estiver dentro de um carro fechado, não deverá sair dele enquanto as descargas elétricas estiverem presentes, a não ser que o veículo estacione em lugar fechado.
NÍVEL DO RIO ACRE CONTINUA SUBINDO
Finalmente acabou o perigo de agravamento da seca que atingiu severamente a bacia hidrográfica do rio Acre.
Desde a noite do último sábado, 17 de setembro, o nível do rio, em Rio Branco, vem subindo e, no final da manhã desta quinta-feira, dia 22, já marcava 1,77m, mas ainda não chegaram as águas das chuvas intensas que caíram no início desta semana.
As chuvas que cairão nos próximos dias farão seu nível, na capital acreana, muito provavelmente, subir acima de 2 metros até o final da próxima semana.
ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES
As condições atmosféricas mudam a todo momento e podem surpreender os mais renomados meteorologistas e institutos do mundo, já que previsão do tempo é feita de acordo com a probabilidade de um evento meteorológico acontecer e, jamais, com a certeza.
As previsões mais precisas são aquelas feitas com pouco tempo de antecedência.
Nossas informações são atualizadas diariamente e a qualquer momento para deixá-lo sempre bem informado sobre as últimas tendências do tempo atmosférico.