Adeus à estiagem de 2016 no Acre e Rondônia! Chuvas volumosas farão os níveis dos rios subirem. Mais chuvas intensas virão nos próximos dias.

set 15

12h 10min

CHUVAS TORRENCIAIS CAÍRAM NA MAIOR PARTE DO ACRE
Tal como O Tempo Aqui previu e anunciou, uma frente fria de fraca intensidade e a incursão de pulsos úmidos do Atlântico resultaram em muita chuva no Acre, em parte de Rondônia, na Bolívia e no Peru. As chuvas começaram ontem (14/9/2016) e foram acompanhadas de raios e ventanias. Em algumas áreas, choveu torrencialmente, como por exemplo, em Xapuri, com registro de 84mm, fazendo com que o nível do rio Acre, naquela cidade, subisse 30cm em poucas horas.
Chuvas intensas também caíram na região de Brasileia, com registro de 49,8mm, e em Assis Brasil, com 40,0mm.
Na capital acreana, foram registrados 10,0mm, na região do Tucumã, e 29,4mm, próximo à foz do riozinho do Rola.
Nos municípios de Acrelândia e Plácido de Castro choveu acima de 30mm, conforme nossa estimativa.

FIM DA ESTIAGEM DE 2016
Pode-se dar, sem medo de errar, o adeus à estiagem que assolou o Acre neste ano de 2016. A partir de agora, as chuvas, como O Tempo Aqui já havia anunciado, serão frequentes e suficientes para proporcionarem alívio com relação à seca.
No entanto, ainda não começou o período chuvoso, quando as precipitações são diárias na Amazônia sul-ocidental, mas não ocorrerá mais, neste ano, vários dias muito secos.
O nível dos rios não baixará mais do que o recorde atingido recentemente e, a partir de agora, irá aumentar lentamente, inclusive o nível do rio Acre, em Rio Branco.

MAIS CHUVAS INTENSAS NOS PRÓXIMOS DIAS
A penetração de mais umidade do oceano Atlântico e a chegada de outra frente fria de fraca intensidade provocarão chuvas volumosas novamente, no início da próxima semana, na maior parte do Acre, de Rondônia, do sul do Amazonas, de Mato Grosso, de Goiás, da Bolívia e do Peru, descartando de vez qualquer perigo de continuidade da seca que marcou este inverno.
É bastante provável que, neste mês de setembro, as chuvas fiquem bem acima da média climatológica para o mês, no leste e no sul do Acre e no centro, no oeste e no norte de Rondônia.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *