Chuvas, com possibilidade de temporais, e leve declínio da temperatura nesta semana
set 13
11h 45min
ALERTA DE TEMPORAIS
As condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios, trovoadas, ventanias e eventual queda de granizo, entre os dias 14 (quarta-feira) e 16 (sexta-feira) deste mês de setembro de 2016, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso (centro, sul, sudoeste, oeste e noroeste) e Goiás (sul e sudoeste), devido ao calor diurno, à penetração de pulsos úmidos do Atlântico e à aproximação e chegada de uma frente fria.
O Tempo Aqui alerta para a possibilidade de ventos muito fortes no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, que podem ser acompanhados de chuvas volumosas durante esta semana, principalmente, nesta quarta-feira e na quinta-feira, podendo causar sérios transtornos à população, como queda de galhos e árvores, destelhamento de construções e rápida inundação de algumas ruas, além do perigo provocado pelos raios.
No entanto, O Tempo Aqui lembra que, mesmo com as condições atmosféricas atuais indicando tempo severo nos próximos dias, esses temporais são pontuais, ou seja, podem ocorrer com forte intensidade num bairro ou município e, noutro próximo, sequer chover.
TEMPERATURA DECLINA LEVEMENTE NO ACRE E EM RONDÔNIA
Nesta quinta-feira (15/9/2016), chega ao Acre e Rondônia, uma frente fria, com ventos intensos da direção sudeste, porém o ar polar que vem na retaguarda será fraco e de curta duração. Assim, o calor do dia diminuirá significativamente, mas não ocorrerá o fenômeno da friagem, pois a temperatura noturna sofrerá apenas um leve declínio, amenizando um pouco as noites e os dias quentes que têm marcado a região.
CHUVAS COMEÇAM A AUMENTAR
Nestes últimos dias do inverno de 2016, que termina no próximo dia 22 de setembro, as chuvas começarão a cair com mais frequência no Acre e em Rondônia, devido à umidade que vem do oceano Atlântico.
Esta e a próxima semana deverão ser marcadas por chuvas diárias e passageiras, não significando que deverão cair todos os dias no mesmo lugar, mas de forma alternada, em áreas do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, de Goiás, da Bolívia e do Peru.
NÍVEL DOS RIOS COMEÇARÁ A AUMENTAR
O pior do período seco deste inverno já passou. A partir de agora, o nível dos rios da região deverá estabilizar e, em poucos dias, voltará a subir sem novas quedas significativas, embora, ainda, de forma lenta.
O Tempo Aqui lembra que o período de chuvas intensas ocorre no verão, ou seja, somente a partir de dezembro é que as precipitações passam a ser abundantes.
Entretanto, a partir deste mês de setembro, a umidade do ar começa a aumentar e, assim, o espaço de tempo entre uma chuva e outra diminui significativamente.
TEMPORAIS PODERÃO SER FREQUENTES
A mudança no ângulo de incidência dos raios solares sobre o hemisfério sul da Terra, devido à nova estação do ano que se aproxima, provoca uma aquecimento maior da superfície terrestre e, consequentemente, alterações no comportamento da atmosfera deixando-a bastante instável e, dessa forma, sujeita a tempo severo, em alguns momentos.
Até por volta da da primeira quinzena de dezembro, poderão ocorrer temporais frequentes, com ventos fortes e perigosos, chuvas volumosas e intensas descargas elétricas.
Na medida do possível, O Tempo Aqui alertará quando da aproximação de tempo severo que possa causar transtornos à população e às atividades econômicas.
Sera que vai ser mesmo ??
Olá, Lucas! Muito obrigado pela mensagem. Na nossa análise, as condições atmosféricas indicam, sim, chuvas, com alta probabilidade de ventos fortes, raios, trovoadas e eventual queda de granizo, sendo que, na quinta-feira, a temperatura sofrerá leve declínio devido à incursão de pequena parcele de ar polar.