Fumaça, calor e baixa umidade do ar retornam ao Acre. Tempo ensolarado, sem chuvas, vai predominar também nas regiões vizinhas.

set 09

10h 30min

FUMAÇA VAI INVADIR RIO BRANCO NOVAMENTE
Intensas queimadas estão a ocorrer no sul do Amazonas, no norte e oeste de Rondônia, no norte da Bolívia e no centro do Acre.
Na manhã desta sexta-feira (9/9/2016) os municípios com o maior número de focos de incêndio eram Porto Velho, Lábrea, Boca do Acre, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Tarauacá e Feijó.
As imagens de satélite mostram uma densa fumaça sobre essas áreas e os ventos, nas próximas horas, começarão a trazer boa parte dessa poluição para a cidade de Rio Branco e, principalmente, para aquelas situadas ao longo da BR-364, desde a divisa com Rondônia até Tarauacá.
Considerando o nível atual de fumaça e o número de queimadas nas últimas 24 horas, os dias em que a fumaça será mais intensa serão neste sábado e no domingo, desde que os ventos soprem da região dessas queimadas o que é bastante provável.

TEMPO QUENTE, SECO E ENSOLARADO, SEM CHUVAS
A última incursão de ar polar deixou uma intensa massa de ar muito seco, o que vai fazer os dias ficarem secos e ensolarados, sem chuvas, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no sul do Amazonas, na Bolívia e no sudeste do Peru, pelo menos até a próxima segunda-feira, dia 12 de setembro, podendo se estender até a terça-feira. Nessas áreas, a possibilidade de chuvas é pequena e, se ocorrerem, serão rápidas e, somente, em alguns poucos pontos isolados, principalmente, do norte de Rondônia e do sul do Amazonas. A baixa umidade do ar também continua a predominar em Goiás e no Distrito Federal.

NÍVEL DO RIO ACRE ESTÁ SUBINDO EM RIO BRANCO
As intensas chuvas que caíram no último sábado, 3 de setembro, na bacia hidrográfica do riozinho do Rola, na região do município de Rio Branco, começaram a chegar na capital e, assim, fazendo o nível do rio Acre subir lentamente.
Na próxima semana, a chegada de mais uma frente fria deverá provocar, novamente, chuvas intensas na maior parte do Acre, amenizando a situação preocupante causada pelo baixo nível dos rios.

PREVISÃO DO TEMPO NÃO É CALENDÁRIO
A previsão do tempo não tem como objetivo principal acertar, mas o de orientar, conforme as condições atmosféricas no momento da análise.
O tempo é muito sensível e muda a todo momento, pois depende não só de fatores terrestres, mas de oscilações da energia do Sol, dos oceanos e até do bombardeamento de partículas originárias de outras galáxias.
Se, hipoteticamente, um dia a previsão do tempo for certa deixará de ser previsão para ser calendário do tempo tal como as fases da Lua.
Portanto, acompanhe nossas atualizações que ocorrem diariamente e a qualquer momento para ficar melhor informado sobre o tempo no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru, além de eventos atmosféricos mais importantes em outras áreas do Brasil e da América do Sul.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *