Onda de frio intenso vai despencar a temperatura no Acre, Rondônia, Mato Grosso e sul do Amazonas. Friagem poderá ser a maior do ano.

set 01

10h 40min

MASSA DE AR FRIO POLAR SERÁ A MAIS PODEROSA DE 2016
Uma intensa massa de ar frio polar está em formação na Antártica e penetrará na América do Sul, como a mais poderosa onda de frio de 2016 e deverá provocar a maior queda de neve dos últimos anos no sul da Argentina, fenômeno que não é tão comum no mês de setembro.
O mais interessante é que essa enorme onda de frio, mesmo com tanta força, não atingirá o centro-sul do Brasil, pois um bloqueio atmosférico impede que ela se propague com força por aquela região, onde chegará fraca, exceto no oeste do Rio Grande do Sul.
No entanto, ela avançará rapidamente na direção do Acre, de Rondônia, do sul e sudoeste de Mato Grosso e do sul e sudoeste do Amazonas. Felizmente, nessa área, o frio já não será tão intenso, mas, mesmo assim, poderá caracterizar a mais intensa friagem de 2016, com alta probabilidade de novos recordes de frio do ano.

TEMPERATURA DESPENCA NO ACRE, RONDÔNIA, AMAZONAS E MATO GROSSO
Os primeiros ventos da frente fria, que antecede a massa de ar frio, chegam no sábado (3/9/2016), pela manhã, em Mato Grosso, a partir da noite em Rondônia e no Acre e no domingo, pela manhã, no sul do Amazonas.
Entretanto, é a partir do domingo, dia 4, quando a massa de ar polar começa a chegar, que a temperatura cai acentuadamente, com ventos intensos de sudeste, fazendo com que esse dia tenha céu encoberto e chuvas a qualquer hora.
As temperaturas baixas e os ventos frios continuarão até por volta da próxima quarta-feira, dia 7 de setembro.
As mínimas, ao amanhecer desses dias deverão oscilar em:
– Rio Branco e Sena Madureira, entre 12 e 15ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, entre 10 e 13ºC;
– Assis Brasil, entre 8 e 11ºC;
– Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, entre 15 e 18ºC;
– Tarauacá e Feijó, entre 14 e 17ºC;
– Porto Velho, entre 16 e 19ºC;
– Costa Marques, entre 9 e 12ºC;
– Guajará-Mirim, entre 10 e 13ºC;
– Vilhena, entre 11 e 14ºC;
– Cuiabá e Cáceres, entre 8 e 11ºC;
– Boca do Acre e Pauini, entre 14 e 17ºC;
– Eirunepé, Ipixuna e Envira, entre 16 e 19ºC.
Essa onda de frio intenso não atingirá Goiás nem o Distrito Federal.

CHUVAS E TEMPORAIS ANTECEDEM A CHEGADA DO FRIO
As condições atmosféricas estão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas volumosas, raios, ventanias e eventual queda de granizo, entre sexta-feira, dia 2, e domingo, dia 4 de setembro, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no Amazonas, na Bolívia e no Peru.
O Tempo Aqui alerta para a possibilidade de ocorrência de transtornos à população de algumas áreas.
As chuvas, nessa região, começam a normalizar, pois, além dessas chuvas frontais que se aproximam, deverá voltar após cerca de quatro ou cinco dias da chegada do ar seco polar, devido a pulsos úmidos do Atlântico que estarão penetrando na Amazônia ocidental.

ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES
O Tempo Aqui está acompanhando a formação, o desenvolvimento e o deslocamento dessa mega onda de frio. Poderão ocorrer pequenas alterações, para mais ou para menos, com relação à intensidade com que ela chegará ao norte do Brasil e em Mato Grosso.
Portanto, acompanhe nossas atualizações, que ocorrem diariamente e a qualquer momento, para ficar bem informado sobre o nosso tempo.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *