Fumaça aumenta ainda mais, nos próximos dias, em Rio Branco
ago 24
11h 45min
FUMAÇA DE QUEIMADAS COBRIU RIO BRANCO
Nesta quarta-feira (24/8/2016), Rio Branco, Porto Velho e cidades próximas amanheceram com a maior concentração de fumaça do ano, até o momento. A visibilidade no aeroporto da capital acreana ficou reduzida a menos de 500 metros e no centro da cidade não se conseguia ver nada além de 1000 metros de distância. Não era possível ver bem a paisagem a menos de 200 metros de distância. O azul da fumaça era dominante em todos os lados. Mesmo sem uma nuvem sequer no céu, o Sol aparecia fraco.
As imagens de satélite mostravam milhares de focos de incêndio, nas últimas 24 horas, distribuídos pelo Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Acre e Bolívia.
SITUAÇÃO DEVE PIORAR A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA
Se a qualidade do ar já está ruim, prepare-se para o pior, pois muito mais fumaça deverá chegar ao Acre, principalmente, na região de Rio Branco, pois as queimadas aumentaram e as imagens de satélite mostram uma imensa nuvem de fumaça sendo trazida para o Acre pelos ventos.
Assim, nesta quinta-feira e nos próximos dias, os rio-branquenses deverão enfrentar a péssima qualidade do ar durante as 24 horas do dia.
Para agravar ainda mais a situação, a umidade do ar, na parte da tarde, atingiu, ontem, terça-feira, dia 23, o menor valor do ano, com apenas 24% na capital acreana. Este índice poderá ficar mais baixo e, até, inferior a 20%, durante esta semana, devido ao aumento do calor diurno, o que caracteriza estado de atenção.
ALÍVIO ESTÁ PRÓXIMO
No entanto, a partir de sábado, dia 27, pulsos úmidos do oceano Atlântico estarão chegando e provocando chuvas passageiras no Acre, no sul do Amazonas e em Rondônia, e, assim, retirando um pouco desta fumaça.
O maior volume de chuvas, porém, deverá ocorrer nos primeiros dias da próxima semana com a chegada de mais uma onda de frio, quando as temperaturas cairão novamente na Amazônia sul-ocidental e em parte do Centro-Oeste brasileiro.
ÚLTIMA ONDA DE FRIO DESPENCOU A TEMPERATURA
A onda de frio que chegou no último domingo, dia 21 de agosto, e a posterior penetração de ar seco polar despencaram as temperaturas no Acre, com mínimas de 10,9ºC, na região de Assis Brasil, 13,6ºC, em Brasileia e Epitaciolândia, e 15,2ºC, em Rio Branco.
Na capital acreana, os últimos três dias, 22, 23 e 24 de agosto, têm começado com temperaturas de 15ºC.
Essa não foi a última queda brusca do ano, como muitos estão pensando. Uma nova onda de frio já está à vista! Aguarde nossas atualizações para saber com mais precisão sobre essa nova massa de ar polar que deverá atingir o Acre, Rondônia, Mato Grosso e sul do Amazonas.