Noites frias e dias extremamente secos esta semana, com recordes de baixa temperatura e de umidade do ar no Acre, Rondônia e Amazonas

ago 22

11h 40min

MASSA DE AR POLAR CHEGOU COM FORÇA
Exatamente como O Tempo Aqui vinha informando diariamente, a mais intensa onda de frio de 2016 chegou no domingo, dia 21 de agosto, causando muita ventania, chuvas generalizadas e queda acentuada da temperatura no Acre e em parte de Rondônia e do Amazonas.
As chuvas mais intensas ocorreram no vale do rio Acre, com registros de 40,0mm, em Xapuri, 28,0mm, em Brasileia, e 7,4mm, em Rio Branco.
Choveu forte, também, em Marechal Thaumaturgo, com 33,4mm, em Jordão, com 28,0mm, em Sena Madureira, com 16,0mm, e em Cruzeiro do Sul, com 12,8mnm.
Os ventos chegaram com rajadas que superaram a velocidade de 50km/h no leste e no sul do Acre.
A temperatura caiu rapidamente e, ao amanhecer desta segunda-feira, marcava 15,0ºC, em Brasileia e em Epitaciolãndia, 16,0ºC, em Rio Branco, e 17,0ºC, em Cruzeiro do Sul.

NOITES SERÃO AS MAIS FRIAS DO ANO
As próximas noites, até o amanhecer de quinta-feira, serão muito frias e as temperaturas caem ainda mais e deverão ocorrer recordes de frio de 2016, com mínimas oscilando entre 9 e 11ºC, em Brasileia, e, entre 11 e 13ºC, em Rio Branco, Sena Madureira, Feijó, Boca do Acre, Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena.
No vale do Juruá, as mínimas deverão oscilar entre 13 e 15ºC, nos próximos dias.

ALERTA DE RECORDES DE BAIXA UMIDADE DO AR
O ar polar que penetrou na Amazônia ocidental é extremamente seco. Assim, durante esta semana, pelo menos até a próxima sexta-feira, a umidade do ar deverá registrar recordes de mínimas deste ano no Acre, em Rondônia e no Amazonas, com valores abaixo de 20%, o que se caracteriza em estado de alerta.
Nos próximos dias, o tempo ficará firme, sem a menor possibilidade de chuvas, até sexta-feira, dia 26, quando começarão a penetrar pulsos úmidos do Atlântico.

NÍVEL DO RIO ACRE VOLTARÁ A SUBIR ESTA SEMANA
As chuvas intensas que caíram farão o nível do rio Acre subir, em Rio Branco, nos próximos dias.
No dia de hoje, segunda-feira, seu nível girava em torno de 1,40m.
As condições atmosféricas atuais indicam, segundo nossa análise, que chuvas voltarão a cair a partir do próximo sábado e, principalmente, a partir da próxima semana.
Assim, lentamente, o nível do rio começará a subir.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *