Outubro teve média das máximas 1,2ºC inferior à média histórica, em Rio Branco. Choveu abaixo da normal climatológica, no Acre. Confira, também, os registros de temperaturas extremas, no Acre e em todo o Brasil, nesse mês.

nov 07

10h 15min

O mês de outubro de 2013, em todo o Acre, foi marcado pela baixa quantidade de chuvas. Em todas as estações meteorológicas, o volume de chuvas foi inferior à média histórica para o mês. A média das temperaturas minimas ficou um pouco acima da normal climatológica, enquanto a média das máximas ficou bem abaixo, na capital acreana.
Em vários municípios, houve fortes temporais, com muitas descargas elétricas e ventanias.
Em Rio Branco, a média das mínimas foi 21,8ºC, ficando 0,2ºC acima da média para o mês. Já, a média das máximas ficou em 31,4ºC, ou seja, 1,2ºC inferior à normal histórica.
Na cidade de Brasileia, a média das mínimas foi de 21,5ºC, ou seja, apenas, 0,3ºC mais frio do que na capital, enquanto as máximas, naquela cidade da fronteira, tiveram média de 30,8ºC ficando, portanto, 0,6ºC a menos do que em Rio Branco.
Em outubro, a tarde mais fria, em Rio Branco, aconteceu no dia 2, quando a máxima atingiu, apenas, 25,5ºC. Já, a noite mais quente ocorreu dos dias 7 para 8, 18 para 19 e 21 para 22, quando amanheceu com 23,3ºC.
Em Rio Branco, no mês de outubro, choveu 93,2% da média para o mês. As chuvas atingiram 160mm, em 12 dias de precipitação, quando a média para o mês é de 171,6mm.
Em Tarauacá, choveu, em 12 dias, 89,7% da normal climatológica, que é de 195mm.
Identicamente, em Cruzeiro do Sul, choveu, em 10 dias, o volume de, apenas, 38,6% da normal para outubro, que é de 220mm.
As regiões das bacias hidrográficas do alto rio Acre e do riozinho do Rola tiveram, também, chuvas abaixo da média histórica. Em Brasileia choveu em torno de 140mm, ou 87,5% da normal para o mês que é de 160mm.
A menor temperatura registrada, nesse mês, em Rio Branco, foi 18,4ºC, no dia 6, e a maior, foi 34,6ºC, no dia primeiro.
A maior mínima, na capital acreana, ocorreu nos dias 8, 19 e 22, com valor de 23,3ºC, ao amanhecer do dia.
A menor máxima, em Rio Branco, aconteceu no dia 2, com, apenas, 25,5ºC.
Em todo o Acre, a menor temperatura, em setembro, foi registrada no dia 6, com 18,4ºC, em Rio Branco e em Brasileia, e a maior, ocorrem, em Marechal Thaumaturgo, no dia primeiro, com 36,9ºC.
Nos estados do sul do Brasil, houve formação de geada em vários municípios.
A menor temperatura registrada, nesse mês, em todo o Brasil, foi -0,1ºC, em Morro da Igreja (Santa Catarina), no dia 8. Já, a maior temperatura ocorreu na cidade de Oeiras (Piauí), com 41,1ºC, no dia 5.
O maior número de dias com a menor temperatura, em outubro, coube a Morro da Igreja (Santa Catarina), com 19 vezes, seguida de Monte Verde (Minas Gerais), com 5 vezes. Outras cidades que, também, foram, pelo menos, uma vez, a mais fria do dia, localizam-se nos estados do Rio Grande do Sul (São José dos Ausentes, Vacaria e Quaraí), Minas Gerais (Conceição do Mato Dentro), Paraná (Campo Mourão), São Paulo (Campos do Jordão) e Rio de Janeiro (Petrópolis).
Já, os dias mais quentes ficaram distribuídos por várias cidades, no entanto, foi a cidade de Esperantina (Piauí) que liderou, com 8 vezes. As outras cidades que registraram o dia mais quente, no Brasil, estão localizadas nos estados do Piauí (Oeiras, Piripiri, Floriano, Alvorada do Gurgueia, São João do Piauí e Bom Jesus do Piauí), Mato Grosso (Cáceres), Tocantins (Palmas), Maranhão (Caxias e Além Parnaíba), Minas Gerais (Aracuaí), Rio Grande do Norte (Caicó), Ceará (Sobral) e Paraíba (Patos).
Brasileia foi a cidade acreana que registrou o maior número de dias com a menor temperatura mínima, no estado, ou seja, 16 vezes, seguida de Rio Branco, com 10 vezes, Feijó, com 5 vezes, Marechal Thaumaturgo, com 4 vezes, e Porto Walter, com 3 vezes. Houve empates e, por esse motivo, a soma é superior a 31 vezes, sendo que o mês de outubro tem 31 dias.
O maior número de dias com a temperatura máxima, no Acre, foi registrado por Marechal Thaumaturgo, com 20 vezes, seguida por Cruzeiro do Sul, com 6 vezes, Rio Branco, com 4, Tarauacá, com 2 vezes, e Porto Walter, juntamente, com Feijó, com 1 vez, cada.
A capital brasileira que registrou o maior número de vezes como sendo a mais fria do dia, em outubro, foi Curitiba, com 22 vezes, seguida por Porto Alegre, com 8, e São Paulo, juntamente, com Brasília, com 1 vez, cada. Houve empates, em alguns dias.
A capital com o maior número de dias mais quentes foi Teresina, com 23 vezes. A cidade de Palmas registrou 7 vezes e Cuiabá, juntamente, com Boa Vista, 1 vez, cada. Houve vários dias com empates.
A menor temperatura registrada por uma capital brasileira foi 7,4ºC, em Curitiba, no dia 8, e a maior temperatura foi 40,4ºC, em Palmas, no dia 14.
Confira o resumo dos registros dos extremos de temperatura, no Acre e no Brasil, e a média, no mês de outubro de 2013.

TEMPERATURA EM RIO BRANCO
Média das mínimas: 21,8ºC, ficando 0,2ºC acima da média histórica que é de 21,6ºC.
Média das máximas: 31,4ºC, ou seja, 1,2ºC abaixo da média para o mês que é de 32,6ºC.
Menor temperatura: 18,4ºC, no dia 6.
Maior temperatura: 34,6ºC, no dia primeiro.
Maior mínima ou noite mais quente: mínima de 23,3ºC, nos dias 8, 19 e 22.
Menor máxima: 25,5ºC, no dia 2.

TEMPERATURA EM BRASILEIA
Média das mínimas: 21,5ºC.
Média das máximas: 30,8ºC.
Menor temperatura: 18,4ºC, no dia 6.
Maior temperatura: 33,9ºC, no dia 18.

TEMPERATURA NO ACRE
Menor temperatura: 18,4ºC, em Rio Branco e em Brasileia, no dia 6.
Maior temperatura: 36,9ºC, em Marechal Thaumaturgo, no dia primeiro.

TEMPERATURA NAS CAPITAIS
Menor temperatura: 7,4ºC, em Curitiba, no dia 8.
Maior temperatura: 40,4ºC, em Palmas, no dia 14.

TEMPERATURA EM TODO O BRASIL
Menor temperatura: -0,1ºC, em Morro da Igreja (Santa Catarina), no dia 8.
Maior temperatura: 41,1ºC, em Oeiras (Piauí), no dia 5.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *