Massa de ar polar chega, com muito vento, declina a temperatura e deixa o tempo ainda mais seco

jul 26

10h 25min

MAIS UMA ONDA DE FRIO POLAR
Não é friagem – tal como é conhecida pela população -, nem tampouco a temperatura despenca, mas uma onda de frio polar, que chega moderada, porém, com muito vento, ao leste e sul do Acre, ao sul e oeste de Rondônia e à região do Pantanal de Mato Grosso, cujo efeito térmico será sentido, com mais intensidade, durante a noite.
A frente fria vem com ventos fortes e deixará o dia bastante ventilado, a partir das primeiras horas desta quarta-feira, 27 de julho de 2016. Esses ventos estarão soprando da direção sudeste, no Acre e em Rondônia, e do sul, em Mato Grosso, e poderão provocar fortes rajadas, com velocidade superior a 50km/h, em alguns pontos mais altos do terreno.
A temperatura não terá queda acentuada, mas declinará e deixará as noites um pouco frias, pelo menos até a próxima sexta-feira, dia 29.
Durante o dia, o sol vai predominar, e a temperatura máxima diminui um pouco, nos dois primeiros dias, mas, devido à baixa umidade do ar e aos ventos intensos, a sensação térmica ficará agradável para quem estiver na sombra.
A partir da noite de quarta-feira, até a próxima sexta-feira, as temperaturas mínimas, que ocorrem por volta das 6 horas, deverão oscilar entre:
– 12 e 15ºC, em Brasileia, Assis Brasil, Guajará-Mirim e Costa Marques;
– 14 e 17ºC, em Rio Branco, Vilhena e Cáceres;
– 16 e 19ºC, em Cuiabá, Cacoal, Ji-Paraná e Sena Madureira;
– 18 e 21ºC, em Porto Velho, Boca do Acre, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

POSSIBILIDADE DE CHUVAS PASSAGEIRAS
A aproximação e a chegada dessa frente fria poderá provocar chuvas passageiras, mas, somente, em pontos isolados, com maior probabilidade no Acre, principalmente, no centro do estado e no vale do Juruá. Há pequena possibilidade de chuva rápida na região de Porto Velho.
No entanto, não está descartada a possibilidade de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, em qualquer município.

TEMPO FICARÁ AINDA MAIS SECO NOS PRÓXIMOS DIAS
A penetração de mais essa onda polar deixará o ar ainda mais seco e a umidade relativa poderá estabelecer novos recordes, a partir de sexta-feira, com possibilidade de ficar abaixo de 20%, no Acre, e, com este patamar, atingir o estado de atenção. Em Rondônia, este patamar já foi atingido durante esta semana, mas poderá baixar ainda mais e se aproximar do estado de emergência que é abaixo de 12%.

ALERTA DE FORTES VENTANIAS
O Tempo Aqui alerta para a alta probabilidade de ocorrerem ventanias, com rajadas muito fortes, podendo causar sérios transtornos, em alguns pontos, a partir das primeiras horas desta quarta-feira, dia 27, no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, e na região do Pantanal de Mato Grosso.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *