Umidade do ar atinge valores recordes e entra em estado de alerta
jul 25
11h 30min
UMIDADE DO AR ATINGE VALORES RECORDES DE 2016
No domingo, 24 de julho, a umidade relativa do ar atingiu os menores valores de 2016, até o momento, no Acre, em Rondônia e em vários outros estados.
No Acre, atingiu 29% (estado de atenção), em Brasileia e Epitaciolândia, mas, em Rondônia, foi bem mais baixo e chegou a 15%, em Cacoal, e 18%, em Porto Velho (estado de alerta).
Rio Branco registrou, no último domingo, 34% de umidade, sendo, também, a menor do ano, até agora. Nos próximos dias, a capital acreana deverá registrar valores ainda menores, abaixo de 30%, e entrar no estado de atenção.
Até a cidade de Manaus registrou umidade baixa, com apenas 49%, uma vez que a capital amazonense é, normalmente, bastante úmida.
Confira algumas umidades do ar mínimas registradas no domingo, dia 24, na Amazônia Ocidental e no Centro-Oeste brasileiro:
– 14%, em Cuiabá;
– 15%, em Cacoal:
– 18%, em Porto Velho;
– 19%, em Vilhena;
– 22%, em Goiânia;
– 25%, em Brasília;
– 34%, em Rio Branco;
– 36%, em Porto Walter;
– 42%, em Cruzeiro do Sul;
– 49%, em Manaus.
A umidade do ar mais baixa ocorre na parte da tarde, entre 13 e 16 horas, quando a temperatura está mais elevada.
O QUE É UMIDADE RELATIVA DO AR?
Umidade relativa do ar é a quantidade de água em forma de vapor existente na atmosfera. Essa quantidade de água pode estar saturada, ou seja, o ar contém o máximo de vapor, quando os corpos molhados não enxugam mais. Neste caso, a umidade atingiu 100%. Mas a umidade do ar pode estar baixa, inferior a 30%, quando as superfícies molhadas secam rapidamente.
Quando a umidade do ar está muito alta e a temperatura elevada, sentimos uma sensação de muito calor, pois nosso suor não evapora e escorre pelo corpo. Ao contrário, quando a umidade está muito baixa, a temperatura cai com maior velocidade, durante a noite, e sentimos frio quando nos molhamos, e, durante o dia, nosso suor evapora rapidamente e, assim, esfria o nosso corpo.
QUAL A UMIDADE IDEAL PARA NOSSO ORGANISMO?
A umidade do ar ideal para o nosso organismo situa-se na faixa de 55 a 65%, mas estará dentro da normalidade se ficar entre 40 e 80%. No entanto, durante a noite, entre 1 e 6 horas da manhã, é normal que ela fique situada acima de 80% e, até mesmo, 100%, quando ocorre a formação de neblina e nevoeiros.
O perigo consiste quando a umidade do ar fica abaixo de 30%, pois afeta sensivelmente nosso bem-estar e nossa saúde. Se atingir valores inferiores a 12%, a situação será de emergência.
Em situações de baixa umidade do ar, evite fazer exercícios físicos e ficar exposto ao Sol, entre 10 e 16 horas, pois a perda de água pela transpiração será enorme.
Beba muita água e tente umidificar o ambiente.
NÍVEIS DE UMIDADE
Saturação: 100%.
Alto: acima de 80%.
Ideal: entre 55 e 65%.
Bom: entre 40 e 80%.
Baixo: inferior a 40%.
Estado de atenção: entre 20 e 30%.
Estado de alerta: entre 12 e 20%.
Estado de emergência: abaixo de 12%.