Acre amanheceu com frio de 12,7ºC, a menor temperatura da Amazônia. Em Rondônia, fez 13,1ºC e, em Mato Grosso, 5,3ºC.
jul 18
9h 30min
A forte onda de frio polar, que atingiu o Brasil, despencou a temperatura para valores abaixo de zero em dezenas de cidades. No último domingo, 17 de julho de 2016, foi registrado 5,6ºC negativos, em Morro da Igreja, no estado de Santa Catarina.
A frente fria atingiu, também, o Acre, na noite de sábado para domingo, e o ar polar, frio e seco, entrou com força e fez a temperatura despencar para 12,7ºC, em Brasileia e Epitaciolândia, na manhã desta segunda-feira, 18 de julho, sendo a segunda menor de 2016, até o momento.
Em Rio Branco, esta segunda-feira começou com, apenas, 15,3ºC.
Rondônia, amanheceu, ontem, domingo, com 13,1ºC, registrado em Vilhena, mas hoje, segunda-feira, a mínima foi 14,9ºC. Em Guajará-Mirim, o dia de hoje começou com 13,2ºC.
A temperatura despencou, também, em Mato Grosso, com mínima de, apenas, 5,3ºC, em Alto Araguaia, e 12,9ºC, em Cuiabá.
Frio mesmo, fez em Goiás, tendo sido registradas as menores temperaturas de 2016, até o momento, com valores, entre 2 e 6ºC, em várias cidades do sul e do sudoeste goiano. Em Goiânia, o dia de hoje começou com 10,8ºC.
No Distrito Federal, a menor temperatura foi 9,7ºC, na estação de Ponte Alta.
Até, no Amazonas, o dia começou um pouco mais frio, com 18,0ºC, em Eirunepé, no sudoeste do estado, mas a menor temperatura ocorreu em Boca do Acre, com mínima em torno de 17ºC.
As noites, durante toda esta semana, vão continuar frias no Acre, no Distrito Federal e em parte de Rondônia, de Mato Grosso, de Goiás e do Amazonas. Temperaturas ainda mais baixas poderão ser registradas, nos próximos dias desta semana, na Amazônia sul-ocidental e em parte do Centro-Oeste brasileiro, com possibilidade de novos recordes de 2016.
No entanto, durante o dia, o sol continuará intenso e a temperatura sobe rapidamente devido à baixa umidade do ar. No início das noites, porém, começará a esfriar rapidamente. Assim deverá ser o tempo, até por volta do amanhecer do próximo sábado, dia 22 de julho.
O Tempo Aqui alerta para a baixíssima umidade do ar que vai predominar durante esta semana no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e na maior parte do Amazonas.
Todas as temperaturas divulgadas são oficiais e registradas pelas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia, exceto as de Guajará-Mirim e Boca do Acre, mas que, também, estão dentro do padrão mundial de medição.