Onda de frio despenca a temperatura e poderá estabelecer novos recordes deste ano
jul 15
11h 35min
FRIO POLAR DESPENCA A TEMPERATURA NO BRASIL
Uma intensa massa de ar frio, de origem polar, desloca-se pelo sul da América do sul e poderá estabelecer recordes de temperatura baixa de 2016 em vários estados do Brasil, com condições atmosféricas para queda de neve, a partir deste sábado, 16 de julho.
As geadas serão generalizadas, inclusive, em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, na região da Mantiqueira.
ONDA DE FRIO ATINGE A AMAZÔNIA E O CENTRO-OESTE
No Acre e em Rondônia, os ventos da frente fria começarão a soprar na noite deste sábado para domingo, do dia 16 para o dia 17, com fortíssimas rajadas, que poderão superar 60km/h, nos pontos mais altos do terreno.
O domingo será com tempo frio e muito vento de sudeste, no leste e no sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, na região do Pantanal de Mato Grosso e no sul e sudoeste de Goiás.
Ao amanhecer de segunda-feira, dia 18, as temperaturas mínimas estarão baixas.
No sábado, o dia começa muito quente e poderão ocorrer temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias perigosas, devido à aproximação e chegada dessa frente fria, principalmente, no Acre e no sul e sudoeste do Amazonas.
No Acre, no sul e oeste de Rondônia e na região do Pantanal de Mato Grosso, as noites vão continuar frias até o final da próxima semana.
No Acre, as menores temperaturas deverão oscilar entre 11 e 14ºC, nas regiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, enquanto, em Rondônia, deverão variar entre 10 e 13ºC, em Costa Marques, Guajará-Mirim e Vilhena.
Em Mato Grosso, a temperatura cai bastante em Cuiabá e Cáceres, com mínimas entre 12 e 15ºC.
Já as menores temperaturas deverão ocorrer no sul e sudoeste de Goiás, com mínimas entre 2 e 5ºC, nas regiões de Rio Verde, Mineiros e Itumbiara.
No estado do Amazonas, é a cidade de Boca do Acre que terá o maior declínio da temperatura, com mínimas que deverão oscilar entre 13 e 16ºC.
ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES
Acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo diário e sobre o deslocamento dessa massa de ar frio.
E nada de chegar em Manaus, né? Mais uma vez… (aqui está muito quente e seco)
Ainda não é desta vez, Bruno! No entanto, a cidade amazonense de Boca do Acre vai ter um razoável declínio da temperatura, com mínimas entre 13 e 16ºC, na próxima semana.