Massa de ar frio chega no domingo, mas os ventos começam a soprar no sábado, à noite
jul 13
12h 30min
Como O Tempo Aqui, há alguns dias, vem divulgando diariamente, chegará, no próximo sábado, dia 16 de julho, a partir do final da tarde ou nas primeiras horas da noite, mais uma frente fria ao Acre, Rondônia e Mato Grosso, com ventos intensos de sudeste,
No entanto, a massa de ar frio, de origem polar, só começará a penetrar e declinar a temperatura, nas primeiras horas de domingo, mas a menor temperatura ocorrerá ao amanhecer de segunda-feira, dia 18, quando, em algumas cidades, deverá oscilar, entre 11 e 15ºC, como em Brasileia, Assis Brasil, Rio Branco, Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena e Cáceres,
A intensidade dessa onda de frio será moderada no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso e em Goiás, mas muito forte no centro-sul do Brasil, podendo estabelecer recordes de frio de 2016, até o momento, em algumas áreas. No sul e no sudoeste do Amazonas, a temperatura terá, apenas, um leve declínio, principalmente, na região de Boca do Acre.
O calor vai continuar a predominar até sábado, dia 16, com chuvas isoladas e passageiras, no Acre, em Rondônia e no Amazonas. Há pequena possibilidade de chuvas, também, durante essa semana, em alguns pontos do sul de Mato Grosso e do sul e sudoeste de Goiás, devido à aproximação dessa frente fria.
O sul do Amazonas e o Acre poderão ser atingidos por temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, quando da aproximação e chegada dessa onda de frio.
Acompanhe nossas atualizações diárias e fique melhor informado sobre o deslocamento dessa massa de ar polar e, principalmente, sobre o tempo atmosférico diário, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e na Bolívia.
Essa frente fria foi cancelada para Porto Velho pois a cidade não tem porte para receber um evento dessa Natureza. Segundo o CPTEC esse ar polar já perdeu força antes mesmo de entrar no Brasil e isso não causará frio intenso nas regiões central e sul amazônica.
Olá, Daniel! É verdade, em nenhum momento anunciamos que o frio chegaria em Porto Velho, mas, nas cidades de Costa Marques, Guajará-Mirim, Pimenteiras do Oeste e no leste e sul do Acre, pois essa área fica no corredor dos ventos frios. Em Costa Marques, por exemplo, a temperatura, ao amanhecer de segunda-feira, dia 18 de julho, deverá estar oscilando entre 11 e 14 graus. No domingo, devido aos fortes ventos que estarão soprando, a sensação térmica, no leste e sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia, deverá ficar abaixo de 10 graus, segundo o método padrão utilizado pelo INMET. Em Vilhena, o frio chegará mais fraco, entre 15 e 18 graus.
No sul do Brasil, o frio será intenso e poderá estabelecer novos recordes de 2016.
Nossos utilizamos cálculos e métodos próprios para projetar as condições atmosféricas.
Em 2013, anunciamos com uma semana de antecedência que o Acre e Rondônia seriam atingidos pela mais poderosa onda de frio dos últimos anos, quando Rio Branco foi a capital mais fria do Brasil, durante dois ou três dias seguidos, cuja notícia foi divulgada nacionalmente, quando a temperatura, na capital acreana, ficou abaixo de 9 graus, com sensação abaixo de zero. Nenhum instituto havia anunciado, exceto quando faltava menos de 24 horas para o fenômeno acontecer.
Muito obrigado pela sua participação. Um abraço.