Acre começou o dia de hoje, com a menor temperatura de 2016, até agora. Nova friagem e chuvas ocorrem nos próximos dias.

jun 23

10h 45min

RECORDE DE FRIO DE 2016 NO ACRE
O Acre acordou, nesta quinta-feira, 23 de junho de 2016, com a menor temperatura do ano, até o momento, com mínima de, apenas, 12,5ºC, em Brasileia, registrada oficialmente, por volta das 6 horas. Anteriormente, a menor do ano tinha sido registrada na mesma cidade, com mínima de 13,4ºC, no dia 12 deste mesmo mês.
Em Assis Brasil, porém, o dia de hoje começou com temperatura, ainda menor, de, apenas, 9,7ºC, registrada oficialmente pela estação meteorológica de Inapari (Peru), localizada, em linha reta, a menos de 900 metros da cidade acreana. Como a estação da cidade vizinha peruana está, praticamente, na mesma altitude de Assis Brasil, não é preciso fazer nenhum esforço para afirmar que as duas cidades amanheceram com a mesma temperatura.
Em Rio Branco, não foi registrado novo recorde, pois a mínima, hoje, foi 15,0ºC. O recorde de 2016, para a capital acreana, ainda é a temperatura registrada no dia 12 deste mês, que foi de 14,7ºC.
O Acre continua liderando com o frio mais intenso da Amazônia.
Confira, em ordem crescente, as menores temperaturas da Amazônia Ocidental, registradas nesta quinta-feira, 23 de junho de 2016:
– 9,7ºC, em Assis Brasil (Acre);
– 12.5ºC, em Brasileia e Epitaciolândia (Acre);
– 15,0ºC, em Rio Branco (Acre);
– 15,0ºC, em Santa Rosa do Purus (Acre);
– 15,5ºC, em Vilhena (Vilhena);
– 15,8ºC, em Guajará-Mirim (Rondônia);
– 17,3ºC, em Marechal Thaumaturgo (Acre);
– 17,6ºC, em Cacoal (Rondônia);
– 17,6ºC, em Boca do Acre (Amazonas);
– 18,1ºC, em Ariquemes (Rondônia);
– 18,2ºC, em Porto Walter (Acre);
– 18,3ºC, em Tarauacá (Acre);
– 19,0ºC, em Eirunepé (Amazonas);
– 19,7ºC, em Cruzeiro do Sul (Acre).

VEM MAIS FRIO, NOS PRÓXIMOS DIAS, E DEVE CHOVER
O frio na Amazônia Ocidental não para por aqui. Na próxima semana, uma nova onda de frio poderá estabelecer novos recordes de frio no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, com queda brusca da temperatura e ventos intensos, caracterizando mais uma típica friagem.
Após vários dias sem chuva, elas deverão acontecer, com a aproximação dessa frente fria, e, em vários pontos do estado, poderá chover forte e intensamente, interrompendo a sequência de dias ensolarados e secos no estado.
Amanhã, sexta-feira, dia 24, O Tempo Aqui, publicará informações mais precisas sobre a chegada dessa onda de frio e as possíveis chuvas provocadas por ela.

468 ad

4 comentários

  1. Base de dados /

    Boa tarde, Qual a base de dados (fonte) vc usou para essa temperatura em Brasiléia, 12,5ºC. Outra coisa, não entendi sua afirmação, quando diz que o Acre teve a menor temperatura de 2016, vc tinha dito há duas semanas que a temperatura em Assis Brasil foi de 9.1 °C , e hoje segundo sua fonte foi de 9.7 °C. Estou precisando dessas fontes, pois procurei e não encontrei, usei todas as bases de dados possíveis, e não batem com suas informações, esses dados são oficiais? Desculpe, pelas perguntas, na verdade estou necessitando dessas informações para uma pesquisa que pretendo fazer aí no Sul da Amazônia. Obrigado!

    • A base de dados de Brasileia é a estação meteorológica automática – que está em funcionamento normal – do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Já, a de Assis Brasil é a estação de Inapari (Peru), localizada na mesma altitude e, em linha reta, a menos de 900 metros da cidade acreana. O recorde publicado hoje, 23 de junho, refere-se às temperaturas registradas pelas estações brasileiras. Já, o recorde anunciado anteriormente, de 9,1ºC, em Assis Brasil, foi considerando a temperatura oficial de Inapari, no Peru, cuja estação meteorológica fica colada à nossa cidade. Esperamos ter contribuído para sua pesquisa.

  2. Base de dados /

    OK, muito obrigado!!

    • O Tempo Aqui esclarece ainda que a estação meteorológica de Epitaciolândia está localizada a, apenas, 900 metros de distância de Brasileia e, por isso, consideramos a mesma temperatura para essas duas cidades, já que as altitudes também são, praticamente, as mesmas. O Tempo Aqui estará à disposição para maiores informações.

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *