Frio intenso à vista! Temperaturas despencam e friagem poderá estabelecer novos recordes de 2016.
jun 21
14h 30min
A primeira semana do inverno de 2016 está sendo marcada por noites com temperaturas abaixo da média no Acre, em Rondônia e em Mato Grosso, mas nada se compara com o frio que deverá atingir boa parte do Brasil na próxima semana.
Um poderosa e abrangente onda de frio, impulsionada por uma intensa massa de ar polar, está em formação na Antártica e deverá avançar rapidamente na direção do Brasil, penetrando pelo interior e atingindo em cheio a Amazônia Ocidental e parte do Centro-Oeste brasileiro. Será mais uma típica friagem, fenômeno como é conhecida a incursão de ar frio polar, nessa parte do país.
Nossas primeiras análises mostram que quase todo o estado do Amazonas será atingindo, inclusive, Manaus, porém, na capital amazonense, chegará com fraca intensidade, mas o suficiente para amenizar o calor abafado daquela cidade.
No leste e no sul do Acre, no sul e no oeste de Rondônia, no sul e no sudoeste do Amazonas e no centro, no sul e no sudoeste de Mato Grosso, as temperaturas cairão brusca e acentuadamente.
É altamente provável que novos recordes de frio sejam estabelecidos com mais esse tsunâmi de frio que deverá chegar, dentro de poucos dias, no centro e no norte do Brasil.
Os ventos gelados serão intensos, com rajadas muito fortes, dando sensação térmica próxima de 0ºC, em várias cidades do Acre, de Rondônia e de Mato Grosso.
O Tempo Aqui está atento à formação, ao desenvolvimento e ao deslocamento dessa nova onda de frio e dará, nos próximos dias e a qualquer momento, informações mais precisas sobre a data e hora da chegada, a intensidade e a área de abrangência dessa friagem.