Inverno de 2016 começa e promete muito frio no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso
jun 20
9h 30min
INVERNO DE 2016 COMEÇA E PROMETE MUITO FRIO
Nesta segunda-feira, 20 de junho, exatamente, às 17h 34min – no horário de Rio Branco -, começa o inverno de 2016 no Acre, em Rondônia e em todo o hemisfério sul da Terra. Neste dia, ocorre o fenômeno do solstício de inverno, quando o Sol fica, momentaneamente, na sua posição mais inclinada em relação à maior parte do Brasil, fazendo com que o dia seja o mais curto do ano e a noite, a mais longa.
Começa, então a estação mais fria, quando fortes ondas de frio invadem o território brasileiro provocando temperaturas abaixo de zero, com formação de geadas e queda de neve.
Essas massas de ar frio polar chegam até a Amazônia Ocidental fazendo com que as temperaturas despenquem, ocasionando o conhecido fenômeno da friagem no Acre, em Rondônia e no Amazonas.
No inverno, é comum temperaturas atingirem valores inferiores a 10ºC, em cidades do leste e sul do Acre, sul e oeste de Rondônia e de Mato Grosso. A friagem caracteriza-se, também, pelos ventos gelados, intensos e ininterruptos que sopram da direção sudeste fazendo com que a sensação térmica, algumas vezes, fique até abaixo de zero em cidades como Rio Branco, Brasileia, Vilhena, Guajará-Mirim, Costa Marques, Cuiabá e Cáceres.
No inverno do Acre, por exemplo, já foram registradas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) inúmeras temperaturas, entre 6 e 9ºC, em Rio Branco, desde que a estação meteorológica foi instalada. No entanto, antes da instalação dessas estações meteorológicas, que são recentes, há centenas de relatos de pessoas que presenciaram o congelamento da água em vasilhames e nas ruas, assim como formações de geada. Não é preciso ter nenhum termômetro para saber que a água só congela com temperatura a partir de 0ºC para baixo, na altitude em que se encontra a capital acreana. Lembrando que a água na rua contém sais dissolvidos e, com isso, só congela com temperatura inferior a 0ºC.
Oficialmente, as menores temperaturas registradas, no inverno, foram 5,9ºC, em Rio Branco, 10,0ºC, em Porto Velho, e 17,7ºC, em Manaus.
Quanto às chuvas, é a estação com o menor índice, ficando abaixo de 45mm mensais, no leste e sul do Acre e na maior parte de Rondônia.
MENORES TEMPERATURAS REGISTRADAS NO INVERNO
RIO BRANCO
Julho: 6,4ºC.
Agosto: 5,9ºC.
Setembro: 10,0ºC.
PORTO VELHO
Julho: 11,0ºC.
Agosto: 10,0ºC.
Setembro: 14,0ºC.
MANAUS
Julho: 17,7ºC.
Agosto: 18,0ºC.
Setembro: 20,6ºC.
O QUE SE ESPERA NESTE INVERNO
Segundo a nossa análise, as condições atmosféricas e oceânicas atuais indicam que o inverno de 2016, no Acre, em Rondônia e no sul e sudoeste do Amazonas e de Mato Grosso, terá temperaturas abaixo da média. São esperadas intensas ondas de frio polar, cujas massas de ar deverão atingir, com força, toda a região da Amazônia sul-ocidental e provocar quedas bruscas e acentuadas da temperatura.
Assim, o ar estará com baixa umidade e os dias serão ensolarados e secos, com noites estreladas e temperaturas amenas, durante a maior parte do tempo, sendo que as chuvas, também, ficarão abaixo da média climatológica para esta estação do ano. No entanto, deve chover de forma passageira, com a chegada das ondas de frio, interrompendo a sequência de dias muito secos, mas o nível dos rios, com certeza, vai ficar abaixo da média.