Temperatura declina e deixa as noites frias no Acre e em Rondônia. Inverno começa dia 20.
jun 17
12h 50min
Nos próximos 10 dias, a chegada de duas frentes frias e a incursão de massas de ar frio polar de intensidade moderada fazem a temperatura declinar e deixar as noites frias, pelo menos até por volta do dia 27 de junho, principalmente, no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia e no sul do Amazonas. Nesses próximos dias, as chuvas serão escassas e o predomínio será de tempo bom, com sol de dia e céu estrelado durante a noite. As chuvas, se ocorrerem, serão rápidas e, somente, em alguns poucos pontos isolados.
Não ocorrerão novos recordes de frio de 2016, com a chegada da frente, neste sábado, 18 de junho, mas as noites estarão com temperatura abaixo da média para a época.
A temperatura mínima, ao amanhecer, até terça-feira, dia 21, em Rio Branco, Brasileia, Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena e proximidades, deverá oscilar entre 16 e 19ºC, dependendo do dia. Já, a partir de quarta-feira, com a chegada de mais frio, a temperatura cairá um pouco mais e vai oscilar entre 14 e 17ºC, nestas cidades e nas proximidades, podendo, até, em alguns pontos, estabelecer novos recordes de frio, nos dias seguintes, até domingo, dia 26.
Em Porto Velho, Boca do Acre, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e proximidades, a temperatura noturna estará agradável, também, mas com valores um pouco mais altos.
Na próxima segunda, dia 20 de junho, começa o inverno, que promete frio intenso, nos próximos três meses, no Acre, em Rondônia e no Amazonas.