Frio aumenta e sensação fica abaixo de 9ºC, no Acre e Rondônia, devido aos fortes ventos da massa polar que chega no sábado
jun 10
11h 50min
FRIO DURADOURO
O frio veio para ficar vários dias, no Acre e em parte de Rondônia e do Amazonas, como O Tempo Aqui anunciou há semanas, mas as temperaturas mais baixas de 2016, ainda, são da última semana de abril, quando, no dia 27 daquele mês, Rio Branco registrou a tarde mais fria, com máxima de, apenas, 18,5ºC, e a noite mais fria, que ocorreu no dia seguinte, 28, com mínima de 15,3ºC.
Nestes últimos dias, o frio tem sido diário e a tarde mais fria ocorreu, na última quinta-feira, dia 9, com máxima de 20,1ºC, na capital acreana, enquanto a mínima foi 17,5ºC, nesta sexta-feira, dia 10 de junho.
Em Brasileia, a menor temperatura deste mês de junho, até agora, foi registrada nesta sexta-feira, com 16,6ºC.
FRIO AUMENTA E SENSAÇÃO FICA ABAIXO DE 9ºC
Nos próximos dias, o Acre deverá registrar novos recordes de frio de 2016, pois, neste sábado, 11 de junho, uma nova frente fria, de forte intensidade, chega com ventos intensos. Logo em seguida, uma poderosa massa de ar polar vai derrubar a temperatura no Acre, em Rondônia, no sul e sudoeste do Amazonas e em boa parte de Mato Grosso e de Goiás.
Nas regiões de Rio Branco, Brasileia, Vilhena, Guajará-Mirim, Costa Marques, Cuiabá e Cáceres, a temperatura atingirá valores mínimos entre 11 e 14ºC., de domingo até a próxima terça-feira, dia 14.
No entanto, é em Rio Branco, Brasileia, Costa Marques, Guajará-Mirim e cidades próximas a estas que a sensação térmica será a mais baixa, pois, essas cidades localizam-se em um corredor de terras baixas e, assim, os ventos de sudeste estarão soprando com maior intensidade, durante todo o sábado, o domingo e a segunda-feira. Quem estiver exposto a esses ventos, nesses dias, terá sensação térmica abaixo de 9ºC, com ventos acima de 25km/h e rajadas de até 50km/h, nos pontos mais elevados do terreno e onde não houver obstáculos às correntes de ar.
Na capital acreana, no domingo e na segunda-feira, a temperatura máxima, durante o dia, deverá ficar abaixo de 18ºC, com muitas nuvens o dia inteiro.
Somente a partir de quinta-feira, dia 16, é que as temperaturas começarão a aumentar, mas por pouco tempo, pois outra friagem já estará próxima.
Em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Boca do Acre, as mínimas vão oscilar entre 14 e 16ºC. Já, em Porto Velho, as menores temperaturas deverão variar entre 15 e 17ºC, nesses dias.
No estado de Mato Grosso, o frio mais intenso ocorrerá nas regiões de Cuiabá e do Pantanal, com mínimas entre 9 e 12ºC, enquanto, em Goiás, os valores mais baixos ocorrerão no sul e sudoeste do estado e ficarão situados entre 7 e 9ºC, nas regiões de Mineiros, Rio Verde e Itumbiara.