Alerta de frio intenso, a partir de sábado, no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás e Brasília

jun 09

11h 10min

NÃO FOI NENHUMA SURPRESA
O Tempo Aqui vem anunciando, desde o início do ano, que 2016 será um ano de frios intensos e duradouros no Acre e em boa parte do Brasil, tendo em vista o resfriamento global que está em curso. Ultimamente, os avisos publicados por nós têm sido diários, desde o final de maio, alertando de fortes e abrangentes ondas de frio na Amazônia Ocidental e no Centro-Oeste brasileiro.
Portanto, não é nenhuma surpresa o frio que está sobre a região, mas as temperaturas vão cair muito mais nos próximos dias e meses.

ALERTA DE FRIO INTENSO
Uma poderosa onda de frio polar antártico – um verdadeiro tsunâmi – atingirá, no próximo sábado, dia 11 de junho de 2016, o Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, além de todo o Centro-Sul do Brasil e até parte da Bahia. É alta a probabilidade de que as temperaturas mínimas atinjam valores inferiores a 12ºC, em Rio Branco, Brasileia, Vilhena, Guajará-Mirim e Cuiabá e, abaixo de 8ºC, em Goiânia, Brasília, Rio Verde, Anápolis, Itumbiara e proximidades.
No caso do leste e do sul do Acre e do sul e oeste de Rondônia, esse frio será sentido com muito mais intensidade, pois é a região onde os ventos frios são muito fortes e, nesses dias, estarão soprando ininterruptamente, com velocidade acima de 25km/h, mas com rajadas que deverão superar 50km, nos pontos mais altos e nos lugares mais abertos. Assim, nessas áreas, a sensação térmica ficará situada próxima ou até abaixo de zero, durante a noite. Mesmo durante o dia inteiro, no domingo, a temperatura real ficará abaixo de 18ºC, em Rio Branco, Brasileia, Vilhena, Cacoal, Guajará-Mirim, Cáceres, Cuiabá e cidades próximas a estas, com sensação bem inferior. O frio será menos intenso em Porto Velho, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Boca do Acre, Lábrea, Eirunepé e proximidades, com valores mínimos entre 14 e 17ºC e ventos não tão fortes.
O alerta vai para a necessidade de as pessoas providenciarem agasalhos suficientes e não deixar para o dia da chegada do frio intenso, quando muitas lojas já estarão fechadas durante a noite e no domingo.
É importante providenciar acolhimento aos moradores de rua, pois poderão ocorrer vítimas fatais, tal a intensidade da sensação térmica, devido aos ventos intensos e à baixa temperatura.
Essa onda de frio, que chega no sábado, dia 11, será semelhante àquela que atingiu o Acre, nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2013, quando, em Rio Branco, foram registradas temperaturas, entre 7 e 9ºC.

ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES
O Tempo Aqui lembra que previsão não é precisão, mas uma tendência do que mais provavelmente poderá ocorrer com o tempo.
Assim, tais perspectivas anunciadas poderão ser alteradas para uma situação pior ou melhor.
A certeza que temos é que virá uma poderosa onda de frio, sim.
Estamos acompanhando a formação, o desenvolvimento e o deslocamento dessa massa de ar gelado e, a qualquer momento, daremos informações mais precisas.
Portanto, acompanhe nossas atualizações.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *