Frio no início, calor no meio e frio, outra vez, no final desta semana, no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso
maio 23
13h 15min
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS SETE DIAS, ATÉ 30/5/2016
TEMPERATURAS OSCILAM BASTANTE
Esta semana começa com friagem, esquenta um pouco no meio e termina com outra friagem.
Uma forte frente fria chegou na noite do último domingo, com ventos intensos, no leste e no sul do Acre, não permitindo que a temperatura, nesta segunda-feira, subisse além de 22ºC, nesta parte do estado. Às 14 horas de hoje, 23 de maio, os termômetros marcavam 19,0ºC e 17,0ºC, respectivamente, em Rio Branco e Brasileia.
Embora a frente fria tenha chegado forte, com ventos intensos e ininterruptos soprando da direção sudeste, a friagem será moderada, com mínimas, ao amanhecer de terça-feira e de quarta-feira, entre 14 e 17ºC, em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira, Vilhena, Costa Marques, Cacoal, Guajará-Mirim e proximidades. Já, em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Boca do Acre, Eirunepé e vizinhanças, as mínimas estarão situadas entre 17 e 20ºC.
O calor começa a voltar a partir da tarde de quinta-feira, dia 25, mas será fraco e de curta duração, pois, na próxima sexta-feira, outra frente fria chega e provoca mais uma friagem, com queda brusca da temperatura, no Acre, em Rondônia, no sul e sudoeste do Amazonas e em parte de Mato Grosso.
A massa de ar frio, de origem polar, que penetrará na Amazônia Ocidental, a partir da próxima sexta-feira, deixará a temperatura baixa, principalmente durante a noite, até por volta da segunda-feira, dia 30 de maio, porém com muito vento de sudeste.
UMIDADE BAIXA, MAS OCORREM CHUVAS
A umidade do ar estará baixa e não chove, entre terça-feira e quinta-feira, no Acre, em Rondônia, no sul e sudoeste do Amazonas e na maior parte de Mato Grosso, de Goiás e do Distrito Federal. A probabilidade de chuvas nestas áreas é mínima e, caso ocorram, serão rápidas e fracas e somente em poucos pontos isolados.
Chuvas passageiras, podendo ser fortes e acompanhadas de temporais, em alguns pontos, voltarão a ocorrer na sexta-feira, dia 27, devido à chegada de outra frente fria.
Assim, o tempo volta a ficar firme, a parti de sábado.
Já, no centro, no noroeste, no norte, no nordeste e no leste do Amazonas, o calor abafado e as chuvas passageiras ocorrerão diariamente, mas de forma passageira, podendo ser fortes em algumas áreas.
ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES
As previsões apresentadas poderão sofrer alterações quanto à intensidade e à data do início dos fenômenos meteorológicos anunciados.
Portanto, acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru, através das nossas previsões diárias.