Chuvas torrenciais caíram no Acre. Em menos de 12 horas, choveu o esperado para todo o mês de maio.
maio 12
11h 50min
As chuvas torrenciais que caíram nas últimas 24 horas, entre a quarta-feira e a quinta-feira, 11 e 12 de maio de 2016, no Acre, foram causadas pela chegada de uma frente fria de fraca intensidade e o seu choque com os pulsos úmidos vindos do Atlântico. Em alguns pontos, ocorreram ventanias e muitos raios.
Em Epitaciolândia, foi registrado um volume de 78,4mm, em menos de 12 horas, enquanto, em Xapuri, caiu 55,0mm, no vale do rio de mesmo nome, e 43,8mm, no centro da cidade. Na cidade de Brasileia, caiu 49,0mm, no mesmo período, e, em Assis Brasil, próximo à nascente do rio Acre, foram registrados 23,6mm.
Assim, tudo o que era esperado para o mês de maio, caiu em menos de 12 horas, na região de Brasileia.
As chuvas foram intensas, também, nos arredores de Rio Branco, no município de Sena Madureira e no alto curso do rio Tarauacá.
Todo esse volume de chuvas fará com que o nível dos rios suba um pouco, nos próximos dias, principalmente, o rio Acre, na capital.
Como O Tempo Aqui vem constantemente publicando, está descartada uma seca severa, no Acre e em Rondônia, em 2016, pois a umidade do Atlântico e as frentes frias estarão presentes durante todo o inverno e, assim, provocando chuvas dentro ou até acima da média para essa estação.
A temperatura, durante a noite, ficará agradável até o próximo sábado (14/5/2016), com mínimas, ao amanhecer, entre 19 e 21ºC, nas regiões de Rio Branco e Brasileia, com bastante ventilação de sudeste.