Chuvas intensas, durante esta semana, no Acre, em Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Brasília, Amazonas, Peru e Bolívia. Tempo severo pode causar transtornos à população das àreas atingidas por chuvas fortes.
out 30
10h 30min
A elevada umidade do ar, vindo do oceano Atlântico, associada à evapotranspiração da floresta e ao calor provocado pela intensa radiação solar, devido ao verão que se aproxima, provocam chuvas abundantes, em grande parte da Amazônia Ocidental e do Centro-Oeste brasileiro.
Assim, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, muitas vezes torrenciais e acompanhadas de raios, ventanias e, eventual, queda de granizo, nos próximos dias, pelo menos, até o domingo, 3 de novembro, quando da chegada de uma frente fria de fraca intensidade.
Portanto, o tempo estará instável e adverso, sujeito a chuvas fortes, em vários pontos, a qualquer hora, principalmente, à tarde ou no início da noite, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, em Brasília, no Amazonas, no Peru e na Bolívia.
Em algumas áreas, poderão ocorrer sérios transtornos à população atingida pelo tempo severo.
Essas condições de mau tempo previstas, não implicam, necessariamente, que, em todas as áreas e em todos os dias, ocorram chuvas. Em alguns momentos e em alguns pontos ou, até, durante um dia inteiro, o Sol poderá aparecer forte e não chover. No entanto, a tendência é de tempo bastante instável, com alta probabilidade de muita chuva.
A cidade turística de Cusco, no Peru, também, terá chuvas intensas, enquanto que, nas regiões de Porto Maldonado e de Pucalpa, haverá chuvas quase ininterruptamente, nos próximos dias.
Em Brasília, o tempo poderá melhorar, no sábado e no domingo, mas voltará a chover forte, a partir da segunda-feira.
Acompanhe nossas atualizações para ficar bem informado sobre eventuais mudanças no comportamento da atmosfera.