Chuvas passageiras e pequeno declínio da temperatura marcarão esta semana
maio 09
12h 10min
PREVISÃO PARA A SEMANA, ATÉ 15/5/2016
A quinta frente fria deste ano de 2016 chega com fraca intensidade e provoca chuvas no Acre, em Rondônia e em parte do Amazonas, de Mato Grosso e de Goiás. Não será uma onda de frio nem tampouco uma típica friagem, mas a temperatura sofrerá um pequeno declínio no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia e no sudoeste de Mato Grosso, amenizando o calor a partir do meio da semana, principalmente, durante a noite.
Em geral, durante o dia, o calor abafado estará presente, mas não será intenso, salvo alguns momentos, pois haverá muitas nuvens devido à umidade originária do oceano Atlântico que provocará chuvas passageiras, principalmente, a partir da tarde.
No Acre e em Rondônia, as temperaturas mínimas, nos primeiros dias da semana, estarão oscilando entre 22 e 24ºC, e, a partir do meia da semana, entre 19 e e 21ºC, nas cidades de Rio Branco, Brasileia, Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena. Já, em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Boca do Acre e proximidades, as mínimas variam entre 22 e 24ºC, durante toda a semana.
As temperaturas máximas, quando o sol predominar, variam entre 33 e 35ºC, porém, nos dias em que houver muitas nuvens, estarão variando entre 27 e 30ºC. De um modo geral, entretanto, as máximas oscilarão entre 30 e 33ºC, no Acre e em Rondônia.
Os ventos sopram do norte, com variações de noroeste e de nordeste, até quarta-feira, quando mudam de direção e passam a soprar de sudeste e variações do sul e de leste, no Acre e em Rondônia.
No Amazonas, a semana será quente e abafada, com chuvas diárias, mas passageiras, muitas vezes, acompanhadas de raios e leves ventanias.
Em Mato Grosso, o calor predomina, mas ocorrem chuvas passageiras na maior parte do estado, principalmente, no centro, no sul, no sudoeste, no oeste e no noroeste mato-grossense. Ocorrerá em leve declínio da temperatura na região do Pantanal, a partir do meio da semana.
Em Goiás e no Distrito Federal, o sol e o calor continuam a predominar, mas pode chover de forma rápida, principalmente, no sul e no sudoeste goiano.
Chuvas passageiras também ocorrem na maior parte da Bolívia e nas regiões peruanas de Porto Maldonado, Pucalpa e Iquitos.
Acompanhe nossas atualizações diárias, pois poderão ocorrer alterações durante a semana.