ALERTA: Mudança brusca e radical do tempo provocará queda acentuada da temperatura e ventanias perigosas, na próxima semana, no Acre e Rondônia.

abr 23

17h 40min

O Tempo Aqui confirma a chegada da uma intensa onda de frio, durante a tarde ou nas primeiras horas da noite da próxima terça-feira, dia 26 de abril de 2016, no Acre e em Rondônia.
A mudança brusca e radical do tempo começará com a chegada repentina de fortíssimas rajadas de vento com velocidade que poderá superar 70km/h, em alguns pontos mais altos.
Logo em seguida, a temperatura cairá acentuadamente para valores que deverão oscilar entre 12 e 14ºC ou menos, em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira, Boca do Acre, Vilhena, Guajará-Mirim e cidades próximas. Em Porto Velho, as mínimas ficarão situadas entre 16 e 18ºC, nos primeiros dias.
Antes, no início da terça-feira, essa onda de frio atingirá o sul e sudoeste de Mato Grosso, despencando a temperatura, também, em Cuiabá, Cáceres e toda a região do Pantanal. Na quarta-feira já terá invadido todo o Acre e o sul e sudoeste do Amazonas, fazendo a temperatura despencar, em Cruzeiro do Sul, para valores mínimos entre 15 e 17ºC.
Essa será caracterizada uma típica friagem da Amazônia Ocidental, em pleno mês de abril, dois meses antes das chegada do inverno, quando são comuns tais fenômenos nesta parte do Brasil.
Assim, O Tempo Aqui mantém sua posição de que essa poderá ser a mais forte e duradoura friagem dos últimos 30 anos, para o mês de abril, no Acre, em Rondônia e em parte do Amazonas.
A poderosa massa de ar frio, de origem polar, avançará com tanta força que atingirá a maior parte do estado Amazonas, inclusive, a cidade de Manaus, onde a temperatura mínima poderá oscilar entre 18 e 20ºC, na próxima semana. É alta a probabilidade de que esses ventos polares cruzem até a Linha do Equador, atingindo o extremo norte do Amazonas, já no hemisfério norte da Terra, porém, já com fraca intensidade.
Em alguns pontos do Acre e de Rondônia, poderão ocorrer mínimas entre 9 e 12ºC.
O frio que se aproxima será duradouro e deixará os dias completamente encobertos, ou seja, o sol não aparecerá, e o frio estará presente durante o dia inteiro, com máximas abaixo de 18ºC, em Rio Branco e Brasileia, porém com sensação térmica bem inferior, devido aos fortes ventos da direção sudeste que estarão soprando ininterruptamente, pelo menos, até sábado, dia 30 de abril.
Portanto, prepare-se com agasalhos e lembre-se daqueles que não tem condições de adquiri-los.

Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre essa friagem e sobre a previsão do tempo para cada dia.

468 ad

2 comentários

  1. Bruno /

    Friale, como será essa friagem na cidade de Manaus? Será que chega ao menos à 20 graus?
    E no mês de julho, qual a chance da mesma chegar perto de seu recorde histórico?

    • Olá Bruno, já publicamos a respeito, nas nossas edições anteriores desta semana. Sim, os ventos do sul deverão atingir a cidade de Manaus durante esta semana, mas bem fracos, e a temperatura mínima, na capital amazonense, deverá oscilar, entre 18 e 20 graus, aproximadamente, entre sexta-feira e domingo.

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *