Friagem poderá ser a mais forte no mês de abril, dos últimos 30 anos, no Acre, Rondônia e Amazonas
abr 22
9h 25min
Na próxima terça-feira, 26 de abril de 2016, uma intensa onda de frio atingirá o Acre, Rondônia, sul do Amazonas e sul e sudoeste de Mato Grosso, despencando as temperaturas e caracterizando uma típica friagem da Amazônia Ocidental. As condições atmosféricas atuais visualizam a possibilidade de que esta poderá ser a mais forte friagem dos últimos 30 anos para o mês de abril, que tem, como características, as primeiras penetrações de ar frio polar do ano e que, normalmente, deveriam ser de fraca ou moderada intensidade. Há exatamente 30 anos, no dia 26 de abril de 1986, chegava no Acre uma intensa onda de frio que derrubou a temperatura, na capital acreana, para menos de 12ºC. No entanto, o recorde de frio registrado oficialmente, neste mês, ocorreu no ano de 1990, no dia 20, quando a mínima foi 10,4ºC.
Durante a noite de terça-feira para quarta-feira, os ventos fortes e gelados da direção sudeste farão a temperatura cair para mínimas que vão oscilar entre 13 e 15ºC, ao amanhecer do dia seguinte, em Rio Branco. Em alguns pontos, essas mínimas poderão oscilar entre 10 e 12ºC, como por exemplo, nas cidades de Brasileia (Acre), Vilhena (Rondônia) e Cáceres (Mato Grosso).
Todo o estado do Acre será atingido com força pelos ventos frios, de origem polar, mas, em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, as mínimas ficarão um pouco maiores, entre 15 e 17ºC, ao amanhecer de quinta-feira.
Da mesma forma, todos os municípios de Rondônia terão queda brusca da temperatura, principalmente, em Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena e proximidades, mas, em Porto Velho, a queda será menor, com mínimas entre 17 e 19ºC.
No estado do Amazonas, as cidades que serão mais atingidas são Boca do Acre, Pauini, Itamarati e Envira. No entanto, sentirão o efeito dessa friagem, também, as cidades amazonenses de Eirunepé, Ipixuna, Benjamim Constant, Tabatinga e proximidades. Até a cidade de Manaus, deverá sentir um leve declínio da temperatura, entre a quinta-feira e o sábado da próxima semana.
Essa poderá ser a mais forte onda de frio para o mês de abril, dos últimos 30 anos, na Amazônia Ocidental.
Faltando ainda dois meses para o início do inverno, as ondas de frio já começam a invadir a América do Sul, mostrando o quanto deverá ser frio o ano de 2016.
Acompanhe nossas atualizações diárias, pois poderão ocorrer alterações na intensidade e na data e hora exatas da chegada dessa friagem no Acre e em toda a região.