Frio chega mais cedo e as friagens serão mais intensas e duradouras em 2016
abr 13
11h 50min
É bom que os acreanos comecem a se preparar para as ondas de frio que deverão ocorrer em 2016.
Ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando um forte e prolongado bloqueio atmosférico impediu a entrada de frentes frias intensas pelo Brasil, em 2016, esse bloqueio não vai existir.
O inverno só começa no dia 20 de junho, mas, antes disso, o fenômeno da friagem na Amazônia Ocidental vai derrubar a temperatura no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas.
Nas nossas análises, já começam a ser visualizadas poderosas ondas de frio polar deslocando-se com força e avançando pelo interior da América do Sul.
O inverno de 2016 promete ser dos mais frios dos últimos anos no Acre e em boa parte do Brasil.
As ondas de frio, neste ano, serão mais intensas e duradouras e deverão derrubar a temperatura, no Acre, para valores inferiores a 10ºC. Esperam-se entre 5 e 7 poderosas massas de ar frio em 2016. É alta a probabilidade de até a cidade de Manaus ser atingida por friagem, com leve queda da temperatura, durante o inverno que se aproxima.
Não serão poucos os dias, em Rio Branco, em que a temperatura mais alta ficará abaixo de 18ºC, durante o dia inteiro.
No ano de 2013, a capital acreana registrou, durante três dias seguidos, 23, 24 e 25 de julho, temperaturas mínimas inferiores a 10ºC, mas, durante o ano todo, foi somente uma intensa onda de frio. Ao contrário daquele ano, em 2016, esperam-se várias ondas de frio intenso.
Só para lembrar, a menor temperatura oficialmente registrada, em Rio Branco, foi 5,9ºC, no dia 19 de agosto de 1975. No entanto, entre os anos de 1970 e 1990, foram registradas temperaturas abaixo de 11ºC, dezenas de vezes, nos meses de abril, maio, junho, julho e agosto.
Segundo moradores antigos, nas décadas de 1940 e 1950, a água congelava e muitos animais morriam de frio no Acre. Não é registro oficial, mas confirma-se, pelos inúmeros relatos, que a temperatura já atingiu a marca de 0ºC, no Acre, pois a água só congela quando a temperatura declina até essa marca, nas condições atmosféricas normais e na altitude em que está localizada essa parte do Brasil.
Em 2016, as ondas de frio mais intenso deverão ocorrer entre a segunda quinzena de junho e a primeira de agosto, com extremos em julho.
Entretanto, antes disso, deverão chegar, no Acre, frios moderados.
Prepare-se, portanto, com agasalhos, e lembre-se de quem necessita, mas não tem condições de adquiri-los.
O Tempo Aqui estará atento e informará, com bastante antecedência, assim que identificar uma onda de frio com possibilidade de atingir o Acre. Acompanhe nossas publicações diárias para ficar bem informado sobre o tempo.