Mudança radical no tempo: Chuvas fortes e ventanias antecedem dias ensolarados e secos, com suave declínio da temperatura, no Acre e proximidades.
mar 09
11h 20min
Primeira mudança radical do tempo em 2016, no Acre: A semana termina com chuvas fortes, acompanhadas de ventanias, raios e eventual queda de granizo, mas a próxima, começa com tempo bom, ensolarado e seco e com pequeno declínio da temperatura, principalmente, nas áreas compreendidas por Rio Branco, Brasileia e proximidades.
A causa é a chegada, em pleno verão, de uma frente fria e, na sequência, a penetração de ar um pouco mais frio e seco, de origem polar. A temperatura sofrerá um leve declínio, não mais do que 3ºC, durante a noite, e em torno de 6ºC durante o dia. Assim, devido aos ventos, a temperatura ficará agradável, principalmente, à noite.
Mas atenção: Não é frio nem tampouco friagem. Trata-se, apenas, de uma frente fria fraca, que chega nesta sexta-feira, 11 de março de 2016, mas com ventos intensos, cujas rajadas poderão atingir velocidade acima de 60km/h, nos pontos mais altos.
O primeiro choque frontal do ano deverá causar temporais, com chuvas fortes, ventanias, raios, trovoadas e eventual queda de granizo, em vários pontos do Acre, de Rondônia, do sul do Amazonas e do sul, sudoeste e oeste de Mato Grosso. Isso tudo por causa do violento contato do ar um pouco mais frio com a elevada umidade do ar que está sobre a região.
Os ventos mudam de direção repentinamente e passam a soprar de sudeste, já a partir de sexta-feira, no leste e no sul do Acre, quando poderão ocorrer temporais, com fortes ventanias. Esses ventos serão intensificados no sábado e no domingo, mas já sem perigo, deixando o dia bastante ventilado e seco.
A partir de domingo, o tempo fica bom, ensolarado e seco, durante cerca de, pelo menos, dois dias seguidos.
É a primeira incursão de ar polar de 2016, no Acre, mostrando que o inverno, que só começa em junho, deverá ser com intensas ondas de frio.
O Tempo Aqui alerta que, em alguns pontos, poderão ocorrer transtornos à população, na sexta-feira e no sábado, dias 11 e 12, com possibilidade de rápida inundação de ruas, transbordamento de pequenos rios, destelhamento de edificações, queda de galhos e árvores, além do perigo dos raios. Esclarece, ainda, que esses temporais são pontuais, ou seja, podem ocorrer com forte intensidade num bairro ou município e, em outro próximo, sequer chover.
Acompanhe nossas atualizações diárias e a qualquer momento para ficar melhor informado, pois algumas condições meteorológicas previstas poderão ser alteradas.