Elevada umidade do ar e chuvas passageiras marcarão esta semana no Acre, Rondônia e parte do Amazonas. Calor abafado, nos primeiros dias, e leve declínio da temperatura a partir de sexta-feira.
mar 07
11h 55min
Previsão para os próximos dias, entre 8 e 13 de março de 2016.
Chuvas passageiras, mas que, às vezes, poderão ser fortes e volumosas, marcarão esta semana no Acre, em Rondônia e em parte do Amazonas. Em algumas áreas, as chuvas poderão ser mais prolongadas e causar transtornos à população, com rápida inundação de ruas e transbordamento de pequenos rios, queda de galhos e árvores e deslizamento de terra.
Um ou outro dia, em alguns pontos, poderá ser de sol e muito calor abafado, mas as chuvas ocorrerão nos arredores, com possibilidade de raios e leves ventanias.
No Acre, as chuvas ficarão mais concentradas no início e no final da semana.
Entre sexta-feira e sábado, a chegada de uma fraca frente fria deverá provocar chuvas torrenciais, principalmente, no leste e sul do Acre, no sul do Amazonas e no oeste, sul e norte de Rondônia.
A temperatura não muda até sexta-feira, dia 11, e o calor abafado predomina, com máximas oscilando, entre 30 e 33ºC, quando o sol for mais intenso, e, entre 27 e 30ºC, quando o céu estiver encoberto e ocorram chuvas durante o dia. Já, as mínimas ficam situadas entre 21 e 24ºC, no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas.
No entanto, devido à chegada de uma frente fria de fraca intensidade e a posterior incursão de ar um pouco mais frio e seco, a temperatura sofrerá um pequeno declínio, em torno de 3ºC, nas mínimas, e, cerca de 6ºC, nas máximas. Assim, nos últimos dias do verão, a sensível diminuição do calor e a chegada de ar mais seco, mostram que o frio poderá ser intenso no inverno, que ainda está longe de começar.
O Tempo Aqui esclarece que essa diminuição da temperatura não vai proporcionar frio, nem tampouco será uma friagem, pois não será caracterizada uma onda de frio, mas, apenas, uma leve penetração de ar polar. O pequeno declínio da temperatura será mais sentido nas regiões de Rio Branco, Brasileia, Guajará-Mirim, Costa Marques e Boca do Acre.
No entanto, poderão ocorrer alterações não previstas no comportamento da atmosfera e as previsões passíveis de sofrerem algumas alterações durante a semana.
Portanto, acompanhe nossas previsões e avisos diários para ficar melhor informado sobre o tempo.