Recorde de chuva em 24 horas, em Rio Branco, ocorreu há 2 anos, com 132mm

mar 03

10h 30min

O Tempo Aqui pauta pela veracidade dos dados meteorológicos registrados e apresentados diariamente.
Não são poucas as vezes em que desprezamos alguns dados por apresentarem indícios de que o aparelho medidor apresentou defeitos ou foi anotado ou digitado errado pelo observador. Na dúvida, optamos por não divulgar esse dado.
A chuva que caiu no último dia de fevereiro e no primeiro de março deste ano de 2016 foi intensa, sim, mas não estabeleceu recorde, em Rio Branco, nem sequer dos últimos três anos, como amplamente divulgado pelos meios de comunicação, talvez por um engano cometido por quem deu a informação.
Cabe-nos, portanto, mostrar, com provas, que isso não aconteceu.
Basta fazer uma simples pesquisa no portal O Tempo Aqui e constatar os recordes que, realmente, ocorreram, na capital acreana.
Neste caso, consideramos os registros oficiais do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o mais antigo e único instituto oficial a ter estações meteorológicas na capital acreana.
Assim, o recorde absoluto de maior volume de chuvas em 24 horas, em Rio Branco, ocorreu há 2 anos, mais precisamente, no dia 21 de janeiro de 2013, quando choveu 132mm, conforme pode ser pesquisado no portal do INMET e, também, no portal O Tempo Aqui, que publicou esse recorde histórico.
Após essa data, recentemente, no dia 5 de novembro de 2015, há menos de 4 meses, choveu um total de 120,0mm, na estação automática, e 109,6mm, na estação meteorológica convencional do INMET, na capital acreana, e que, também fora anunciado por O Tempo Aqui.
Portanto, é por esses motivos que O Tempo Aqui não anunciou última chuva intensa como sendo a mais volumosa dos últimos anos em Rio Branco. O que divulgamos, no entanto, é que foi a mais prolongada chuva já registrada, nos últimos 20 anos, pois teve uma duração de 28 horas seguidas, começando no dia 29 de fevereiro e terminando no dia primeiro de março.
Esperamos, assim, ter esclarecido e respondido as inúmeras mensagens recebidas sobre essas chuvas volumosas que caíram no Acre.

Quaisquer perguntas ou comentários podem ser feitos através da nossa janela de comentários, que responderemos e publicaremos na própria página.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *