Nível do rio Acre sobe a 5cm/h e deverá atingir, nos próximos dias, o maior valor de 2016 até agora
mar 01
15h 30min
A mais prolongada chuva dos últimos anos durou 28 horas consecutivas, na capital do Acre e nas cidades próximas, acumulando um total de 107,6mm, no centro da cidade.
Como O Tempo Aqui alertou, na última sexta-feira, o mês de fevereiro terminaria com chuvas volumosas que iriam superar a média climatológica do mês e poderiam causar sérios transtornos à população de áreas mais vulneráveis, com rápida inundação de ruas e transbordamento de pequenos rios e igarapés.
Aconteceu exatamente o previsto: chuvas acima da média do mês e sérios transtornos à população, não só na capital, como, também, em cidades do interior do estado.
Rio Branco ficou entre as quatro capitais com a tarde mais fria do dia, com máxima de, apenas, 26,1ºC, ocorrida às 12 horas.
O nível do rio Acre, em Rio Branco, nesta terça-feira, primeiro dia de março de 2016, tem subido a uma velocidade média de 5 centímetros por hora e, às 14 horas, marcava 10,50m.
Ainda, durante esta semana, o nível do rio Acre atingirá o maior valor deste verão de 2016, devendo ficar próximo à cota de alerta que é de 13,50m.
Em Sena Madureira, o nível do rio Iaco, também, subirá muito nos próximos dias, tendo em vista as chuvas volumosas que caíram no último dia de fevereiro.
Havendo qualquer tendência de situação de emergência, O Tempo Aqui, através do seu “Plantão do Verão 2016”, trará novas informações sobre o nível dos principais rios do Acre e de Rondônia.