Chuvas intensas nos próximos dias poderão ultrapassar a média climatológica de fevereiro. Alerta para possíveis transtornos.

fev 26

11h 50min

Os últimos dias de fevereiro e os primeiros de março serão marcados por chuvas volumosas, muitas vezes acompanhadas de raios e ventanias, no Acre, em Rondônia, na Bolívia, no Peru e em parte do Amazonas e de Mato Grosso. Na capital acreana, fevereiro poderá encerrar com chuvas acumuladas acima da média climatológica para o mês.
Intensos pulsos úmidos, vindos do oceano Atlântico, e a aproximação, no final do mês, de uma fraca frente fria, deixarão os próximos dias, ente 27 de fevereiro e 2 de março (de sábado a quarta-feira) em condições altamente favoráveis à formação de nuvens carregadas e, às vezes, tempestuosas, com potencial para causar, em algumas áreas, fortes chuvas e intensas descargas elétricas, com possibilidade de ventanias.
No Acre, no sul do Amazonas e em Rondônia, as chuvas mais intensas deverão ocorrer no sábado, no domingo e na terça-feira, podendo provocar transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas e transbordamento de pequenos rios, queda de galhos e árvores, além do perigo dos raios e do deslizamento de terra.
Essas chuvas deverão provocar uma sensível elevação do nível de todos os rios do Acre, de Rondônia, do Amazonas, do Peru e da Bolívia, podendo provocar transbordamentos de rios maiores, principalmente, o Juruá e o Tarauacá.
No sábado, dia 27, além da alta umidade do ar e das chuvas, que podem ocorrer a qualquer hora, o dia será bastante ventilado no Acre, principalmente, nas regiões de Rio Branco e Brasileia, com ventos intensos de noroeste, devido a um centro de baixa pressão atmosférica que se formou no norte da Argentina. Haverá bastante ventilação, também, no oeste e sul de Rondônia, no oeste e sudoeste de Mato Grosso e no sul do Amazonas. Alerta para a Bolívia, onde esses ventos serão muito fortes na região de planície.
Quanto às temperaturas, não haverá alteração significativa até o último dia de fevereiro, mas ocorrerá um pequeno declínio, em torno de 2ºC, em relação à média noturna, no início de março, principalmente, no leste e no sudeste do Acre.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo para cada dia e para cada região.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *