Chuvas intensas e rápida subida do nível dos rios marcarão a primeira semana de fevereiro no Acre

fev 01

10h 15min

Como O Tempo Aqui havia alertado, na última sexta-feira (29/1/2016), chuvas torrenciais, acima de 80mm, caíram, em menos de 24 horas, nos vales dos rios Acre, Abunâ, Tarauacá, Muru e Envira, devido à elevada umidade do ar e a chegada de uma fraca frente fria, do tipo subtropical, em todo o Acre. Chuvas intensas ocorreram, também, em Rondônia, no sul do Amazonas e na maior parte da Bolívia e do Peru.
Em Rio Branco, foram registrados, em menos de 12 horas, 84,2mm, no centro da cidade, até a manhã desta segunda-feira, primeiro de fevereiro de 2016. Em Xapuri, caiu 72mm, em Brasileia, foram 33mm, em Feijó, 89mm e em Tarauacá, 70,4mm. O maior volume foi registrado no alto curso do rio Envira, com 114,0mm.
Chuvas intensas deverão continuar ocorrendo, em todo o Acre, durante quase todos os dias desta semana, pelo menos até o próximo domingo, dia 7 de fevereiro. Num ou noutro dia, poderá ficar sem chuvas, em algumas áreas, mas o predomínio, em todo o Acre, na maior parte de Rondônia, na Bolívia e no Peru, é de chuvas intensas nos próximos dias.
Alerta para Tarauacá, cujo rio de mesmo nome deverá transbordar nos próximos dias.
O nível das águas do rio Acre subirá rapidamente durante esta semana e deverá atingir o maior valor deste verão, até o momento, superando 9 metros, em Rio Branco.
Os rios Iaco, Purus e Juruá, também, terão rápida elevação de seus níveis.
Acompanhe nossas publicações diárias e a qualquer momento sobre o comportamento do tempo e do nível dos rios.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *