Preparem os agasalhos!
jul 18
Uma frente fria de forte intensidade chegará ao Acre, na próxima segunda-feira, dia 22, com mudança repentina dos ventos que passarão a soprar de sudeste, com rajadas acima de 50km/h, em alguns pontos.
Na retaguarda desta frente fria, uma intensa massa de ar muito frio e seco vai marcar a próxima semana, no Acre e em grande parte do Brasil.
Em Rio Branco, Brasileia, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Sena Madureira, Plácido de Castro e municípios vizinhos terão dias gelados, com temperaturas mínimas em torno de 11ºC, ao amanhecer, e máximas em torno de, apenas, 17ºC, na parte da tarde, com céu totalmente nublado e chuva fina, a qualquer hora. Em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e proximidades, os termômetros marcarão mínimas em torno de 14ºC e máximas inferiores a 22ºC.
Entretanto, devido aos fortes ventos que estarão soprando, a sensação térmica ficará próxima de 0ºC, em Rio Branco e em Brasileia.
A intensidade dessa massa de ar frio é tanta que provocará significativa queda na temperatura, inclusive, em Porto Velho, onde as mínimas poderão chegar a 13ºC, e até, Manaus. Na capital amazonense, as mínimas poderão chegar a 18ºC, cerca de dois dias após a passagem da frente fria pelo Acre.
Logo após os primeiros dias da chegada dessa “friagem”, a umidade do ar estará baixíssima. Assim, haverá forte ressecamento do solo e as chuvas estarão ausentes por vários dias ou semanas, na maior parte do Acre.
É importante que a população esteja prevenida com agasalhos adequados, principalmente, as crianças e os mais idosos. A ingestão de muito líquido deverá ser uma preocupação constante, nesses dias.
Outro fator importante a destacar é que a radiação ultravioleta estará com índices extremos. Portanto, uma proteção eficaz da pele, também, será importante.
O Tempo Aqui está monitorando 24 horas a trajetória dessa frente fria que deverá ser a maior dos últimos anos. Qualquer alteração na intensidade ou da hora exata da chegada será anunciada.