Calor intenso com recorde pelo quarto dia consecutivo no Acre: 35,4ºC, em Tarauacá, e 35,2ºC, em Rio Branco.
ago 01
17h 10min
O calor não para de aumentar no Acre. Nesta sexta-feira, 31 de julho, ocorreu novo recorde de temperatura máxima em Rio Branco e no interior do estado.
Às 15 horas, a estação meteorológica do aeroporto da capital acreana registrava mais um recorde de 2015, com a máxima de 35,2ºC, superando a marca do dia anterior que foi 35,1ºC. O interior do estado não ficou para trás e a estação meteorológica do INMET de Tarauacá registrava a temperatura de 35,4ºC, ultrapassando a do dia anterior de 35,1ºC, ocorrida em Santa Rosa do Purus e em Rio Branco. Ocorreu, ainda, novo recorde de baixa umidade do ar com o registro de, apenas, 28%, na tarde desta sexta-feira, último dia de julho, em Brasileia.
A causa de tanto calor é a intensa massa de ar seco que paira sobre o estado. Assim, durante o dia, os raios solares penetram com mais intensidade e aquecem a superfície repassando esse calor para o ar próximo.
No entanto, as noites, também por causa da baixa umidade do ar, continuam com temperaturas agradáveis. Em Brasileia, nesse mesmo dia, a mínima foi 17,1ºC e, em Rio Branco, 18,6ºC.
É bom a população ficar prevenida, pois não haverá nenhuma frente fria nem tampouco penetração de ar frio, de origem polar, pelo menos até o próximo dia 9 de agosto. Também, não haverá penetração de ar úmido, vindo do Atlântico, que poderia trazer chuvas significativas e, assim, diminuir o calor.
Portanto, os dias vão continuar muito quentes e secos. Poderão ocorrer novos recordes. A probabilidade de chuvas é quase nula, mas poderão ocorrer de forma passageira, inclusive, com fortes ventanias em alguns pontos do Acre, de Rondônia e do Amazonas.