Estação Espacial Internacional passará sobre Rio Branco e Porto Velho, no início da noite desta terça-feira, e será vista a olho nu. Não perca!
jul 28
10h 10min
Nesta terça-feira, 28 de julho, às 18h 10min, mais uma vez, a Estação Espacial Internacional passará sobre Rio Branco e, menos de um minuto depois, estará sobre a cidade de Porto Velho. Ela aparecerá como a maior estrela no céu, mas se movendo.
Quem mora, em Rio Branco, Brasileia, Xapuri, Sena Madureira e demais cidades vizinhas, deverá ficar posicionado de frente para a direção sudeste e levantar a vista cerca de 70º. O veículo espacial surgirá à sua direita, na direção sudoeste, acima do horizonte, às 18h 7min, quando ainda estiver sobre o oceano Pacífico. Três minutos depois, quando for exatamente 18h 10min, a Estação Espacial estará quase na vertical, em Rio Branco, e seguirá para a esquerda de quem estiver olhando, na direção nordeste, desaparecendo às, 18h 15min, quando já estiver sobre a república do Suriname.
Em Porto Velho, o veículo espacial passará sobre a cidade, na sua posição mais próximas, às 18h 11min, ou seja, 1 minuto depois de haver passado pela capital acreana. No entanto, para quem mora em Rondônia, terá que olhar em sentido oposto aos acreanos, ou seja, na direção noroeste, levantando a vista cerca de 70º, também. O ônibus espacial aparecerá à sua esquerda (sudoeste) e desaparecerá à sua direita (nordeste).
Essa diferença oposta, em relação a Rio Branco e Porto Velho, é devido à passagem da Estação Espacial ocorrer, exatamente, numa linha entre essas duas cidades, ou seja, sua passagem, na vertical, acontecerá sobre a região de Fortaleza do Abunã, cujos habitantes terão que olhar 90º para cima para vê-la passando no seu ponto mais próximo.
Como ponto de referência, O Tempo Aqui selecionou três posições para quem mora em Rio Branco:
– Se você estiver posicionado na frente do Palácio Rio Branco, fique de frente para a ponte metálica e olhe para sua direita, na direção do prédio do bairro da Bse, pois será nessa direção que o ônibus espacial aparecerá e, logo depois, passará quase na vertical e desaparecerá, na sombra da Terra, do seu lado esquerdo, na direção da Cadeia Velha;
– Se estiver bem no centro da passarela Joaquim Macedo, fique de frente para o rio Acre, na direção da curva, no final da Gameleira, pois o grande satélite surgirá acima do horizonte, naquela direção, e passará quase na vertical, porém, voltado um pouquinho para o lado do Segundo Distrito, indo desaparecer na direção do rio abaixo, na quarta ponte, aproximadamente;
– Para quem estiver na praça da Revolução, próximo à área de alimentação, posicione-se com a frente voltada para a avenida Brasil. A Estação Espacial aparecerá à sua direita, na direção do colégio São José, passará quase na vertical e desparecerá à sua esquerda, na direção do bairro Cadeia Velha.
Ao passar sobre Rio Branco, a velocidade da Estação Espacial será de 27,700km/h. Isso é o mesmo que 7,7 quilômetros por segundo ou 450 quilômetros a cada minuto. Estará a uma altura de 402km e a uma distância de 433km do centro de Rio Branco. A cada 92 minutos, ela dá uma volta completa em torno da Terra.
É o maior veículo espacial construído pelo homem, até agora. Mede 109m de comprimento, 73m de largura e 20m de altura. Pesa 450.000 quilos e foi lançada no dia 20 de novembro de 1998, completando, já, 17 anos em órbita da Terra. Em seu interior estão, no mínimo três astronautas. No ano de 2006, o astronauta brasileiro Marcos Pontes teve o privilégio de fazer parte da equipe. São 15 países que mantém essa estação. Com frequência, outros ônibus espaciais levam mantimentos e novos astronautas para a estação, trazendo de volta os que já passaram o tempo necessário por lá.
Portanto, não deixe de ver, mas lembre-se de que o horário é, exatamente, entre 18h 7min e 18h 15min, em Rio Branco, com a máxima aproximação ocorrendo às 18h 10min.
Tudo indica que não haverá nuvens e, assim, todos os acreanos, rondonienses e parte dos amazonenses poderão ver, mais uma vez, a Estação Espacial passando sobre Rio Branco e Porto Velho. Veja, no mapa, em linha azul, a trajetória da estação que será vista pelos rio-branquenses. A localização da capital acreana, é mostrada pelo balão vermelho. O deslocamento será de baixo para cima.