Contraste! Dois recordes opostos de temperatura, em Rio Branco, em apenas 24 horas: maior calor e tarde mais fria do ano, até agora.
jul 06
9h 10min
Dois recordes opostos de temperatura ocorreram, na capital acreana, em apenas 24 horas: maior calor e, no dia seguinte, a tarde mais fria do ano, até agora!
Rio Branco registrou, no sábado, 4 de julho, a maior temperatura de 2015, até o momento, com 33,8ºC. No dia seguinte, domingo, ocorreu a tarde mais fria do ano, com temperatura máxima de, apenas, 19,0ºC!
O domingo começou com 17,5ºC, mas o sol não apareceu, em nenhum momento, fazendo com que a temperatura, praticamente, permanecesse estável e ficou abaixo de 19,1ºC, durante todo o dia. A variação – que é a diferença entre a máxima e a mínima -, durante as 24 horas do dia, foi de, apenas, 1,5ºC, devido à espessa camada de nuvens sobre o Acre, como consequência de uma massa de ar frio, de origem polar, que penetrou no estado.
No entanto, a menor temperatura deste ano, na capital acreana, foi registrada nos dias 20 e 21 de junho, com 15,2ºC. Já, a maior temperatura deste ano, antes do último sábado, tinha sido 32,7ºC, registrada nos dias 27 de março e 28 de junho
Em Brasileia, a menor temperatura deste ano de 2015, até agora, foi 12,8ºC, ocorrida no dia 20 de junho. No último domingo, a cidade do alto Acre registrou mínima de 16,3ºC, mas teve a tarde mais fria do ano, também, com máxima inferior a 19ºC.
Outras penetrações de ar frio, bem mais intensas, são esperadas para este mês de julho e as temperaturas mínimas deverão registrar novos recordes de 2015.
A partir desta terça-feira, o calor, durante o dia, começa a se restabelecer em todo o Acre, mas por poucos dias.