Frio intenso no Acre ainda esta semana. Queda acentuada da temperatura e ventos fortes darão sensação abaixo de 8ºC em Rio Branco.
jun 17
11h 45min
Se você pensa em fazer alguma atividade que dependa de muito sol e calor, nos próximos dias, é bom mudar os planos.
O inverno só terá início no domingo, dia 21, mas as temperaturas já começam a cair acentuadamente, como previmos.
Uma intensa onda de frio atingirá todo o Acre e o sul e o oeste de Rondônia, do Amazonas e de Mato Grosso, fazendo a temperatura cair acentuadamente, principalmente, nas cidades de Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira, Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena e Boca do Acre.
Uma poderosa alta pressão atmosférica, com ar gelado, que começa a penetrar na Argentina, irá provocar ventos intensos que atingirão o Acre, nas primeiras horas da noite desta quinta-feira, 18 de junho, podendo causar sérios transtornos em alguns pontos, principalmente, no leste e no sudeste do estado. É bom ficar atento, pois é bastante provável que ocorram quedas de galhos e de árvores e destelhamentos de construções, notadamente, nos pontos mais altos.
A próxima sexta-feira, 19 de junho, amanhece gelada, com rajadas de vento acima de 40km/h. A temperatura mínima, em Rio Branco e Brasileia, deverá oscilar entre 12 e 15ºC, até o domingo, mas, devido a esses ventos intensos, a sensação térmica – aquela que o nosso corpo sente, se exposto ao vento – estará abaixo de 8ºC. Mesmo durante o dia, o frio será sentido, pois a temperatura máxima deverá ficar abaixo de 19ºC.
Em Cruzeiro do Sul, as mínimas deverão oscilar, entre 16 e 18ºC, e, em Porto Velho, entre 17 e 19ºC. Já, em Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena, o frio, no início do dia, deverá variar, entre 12 e 15ºC.
No Amazonas, as cidades que sentirão mais o frio são Boca do Acre e Lábrea, com mínimas, entre 16 e 18ºC, mas a temperatura cairá um pouco, também, em Eirunepé, Itamarati, Ipixuna, Guajará e Tabatinga.
Assim, a sexta-feira, o sábado e o domingo serão muito frios, no leste e no sudeste do Acre. Na segunda-feira, dia 22, ainda amanhece frio, mas, durante o dia, o ar polar começa a perder força.
Portanto, como O Tempo Aqui vem alertando, uma campanha para conseguir agasalhos para os necessitados deve ser feita agora e não depois que o frio tiver passado.
O Tempo Aqui estará dando novas informações, a qualquer momento, sobre eventual aumento ou diminuição da intensidade desta onda de frio que estabelecerá novo recorde de temperatura mínima no Acre e no Brasil.