Fenômeno do equinócio. Fim do inverno. Começa a primavera, em todo o hemisfério sul, neste domingo.

set 20

Exatamente, às 16h 44min, horário de Rio Branco, deste domingo, 22 de setembro, o Sol, no seu movimento aparente, estará cruzando a Linha do Equador e se dirigindo para o sul. É o início da primavera, em todo o hemisfério sul da Terra.
Nesta data, os dias e as noites terão a mesma duração, ou seja, 12 horas, cada, em todo o planeta. É o dia em que o Sol nasce ás 6h e se pões às 18h, em qualquer lugar do mundo, desde que o fuso horário seja o convencional, ou seja, o estabelecido por convenção internacional. Entretanto, no Acre, o horário está, por força de lei, adiantado em 1 hora.
Esse fenômeno é chamado de equinócio de primavera, no hemisfério sul, e equinócio de outono, no hemisfério norte, uma vez que, aqui, começa a primavera e, lá, inicia o outono.
Portanto, os raios solares passarão a ser mais intensos no sul, onde o Acre está localizado.
A única exceção, no Brasil, são partes dos estados do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, que ficam situadas no hemisfério norte.
A partir das 16h 44min, o Sol estará, durante seis meses, sobre o nosso hemisfério, finalizando a estação do inverno e dando início à primavera, na maior parte do Brasil, inclusive, no Acre.
Macapá, a única capital brasileira que é cortada pela Linha do Equador, estará em festa. Haverá solenidades, eventos culturais e científicos, junto ao marco que divide os dois hemisférios da Terra. Uma extensa programação marcará, esse dia, naquela cidade do nosso país, com a visita de turistas e estudantes para observarem o fenômeno, através da sombra do monumento erguido para indicar, exatamente, às 16h 44min, a passagem do Sol pela linha que separa o sul do norte do nosso planeta.
Veja o horário do nascer e do pôr do Sol, no dia 22 de setembro de 2013, em três cidades do Acre:
– Rio Branco, nasce às 6h 21min e se põe às 18h 27min;
– Tarauacá, nasce às 6h 32min e se pões às 18h 38min;
– Cruzeiro do Sul, nasce às 6h 40min e se põe às 18h 47min.
Observe que há uma diferença de 19 minutos, no nascer, e de 20 minutos, no pôr do Sol, entre a capital acreana e Cruzeiro do Sul. Isto se deve à curvatura da Terra que equivale a, aproximadamente, 6 graus entre as duas cidades.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *