Junho será marcado por chuvas muito acima da média e intensa onda de frio no Acre. Saiba o clima deste mês, no estado, e a distribuição das chuvas no Brasil.

jun 01

8h 25min

O CLIMA EM JUNHO
O clima acreano, no mês de junho, é caracterizado pelas penetrações de intensas massas de ar frio, de origem polar, quando a temperatura cai bruscamente, principalmente, em Rio Branco, Brasileia e nos demais municípios do leste e do sudeste do estado, marcando o início do inverno, no Acre e em todo o Hemisfério Sul da Terra, que, oficialmente, começa no dia 21. O menor registro, deste mês, na capital acreana, foi 7,8ºC, ocorrido no dia 11 de junho de 1985.
É o mês em que, normalmente, o tempo seco predomina e as chuvas médias, em Rio Branco, situam-se em 45,8mm. Em junho, na capital acreana, ocorrem, em média, apenas 4 dias com chuva. Observa-se, assim, uma redução significativa do volume de precipitação, em relação aos meses mais chuvosos – janeiro e fevereiro -, quando a média mensal é de 286mm, com mais de 20 dias com chuva. Em Tarauacá a redução é ainda mais expressiva, pois passa de 120mm, em maio, para 50mm, em junho. Chove mais, nesta época do ano, no vale do Juruá, sendo que, em Cruzeiro do Sul, a média é de 85mm – em maio é de 170mm. No entanto, este mês de junho de 2015 deverá ter chuvas muito acima da média.
Os ventos predominantes são os de sudeste, devido às constantes frentes frias que chegam no estado.
É um mês adequado para realização de eventos ao ar livre, tendo em vista a pouca incidência de chuvas, que são, na maioria das vezes, causadas pelas frentes frias, facilmente previsíveis, e acontecem, cerca de quatro vezes, no mês.
No Brasil, as chuvas ficam escassas, ou seja, abaixo de 50mm, em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Piauí, sul do Pará e do Tocantins, centro e sul do Maranhão, centro, norte, sul e oeste da Bahia, norte de São Paulo e regiões serranas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Chove muito, neste mês, no centro, no norte e no leste da Amazônia, no sul do país e no litoral dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Maranhão. No entanto, as chuvas mais intensas, acima de 400mm,  ocorrem no norte do Amazonas e de Roraima. Observe, no mapa elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a distribuição de chuvas pelo Brasil em junho. A cor marrom representa valores abaixo de 40mm, as cores verdes indicam, entre 100 e 260mm, e as azuis, acima de 300mm, aproximadamente.
Confira o resumo do clima de junho no Acre.

Rio Branco
Temperatura mínima média: 19,3ºC (em maio é 20,6ºC).
Menor temperatura registrada: 7,8ºC, em 1985, no dia 11.
Temperatura máxima média: 30,3ºC (em maio é 30,6ºC).
Maior temperatura registrada: 36,2ºC, em 1982, no dia 6.
Chuva média: 45,8mm (em maio é 78mm). Neste mês, são, em média, 4 dias com chuva.
Maior volume de chuva em 24 horas; 43,3mm, em 1974, no dia 4.

Cruzeiro do Sul
Chuva média: 85mm (em maio é 170mm).

Tarauacá
Chuva média: 50mm (em maio é 120mm).

PERSPECTIVAS DO TEMPO PARA JUNHO NO ACRE
As condições atmosféricas e oceânicas atuais indicam, segundo nossa análise, que o mês de junho, no Acre, tenderá a ter chuvas muito acima da média, principalmente, no leste e no sudeste do estado. Nossa previsão é de que o volume de chuvas, neste mês, seja em torno de, pelo menos, duas vezes a mais do que a média mensal que é de 45,8mm.
Deverá ocorrer, pelo menos, uma forte frente fria, caracterizando uma friagem típica, cujas temperaturas poderão cair para valores inferiores a 12ºC, em Rio Branco e em Brasileia.
Ocorrerão vários dias sucessivos que serão ensolarados e secos, com noites estreladas e frias.
Chuvas, trovoadas e eventuais ventanias ficarão restritas, principalmente, aos dias de chegada de frentes frias.
Portanto, é bom se preparar com agasalhos, pois, ao que tudo indica, frios intensos estão próximos.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *