Entenda melhor a previsão do tempo conhecendo o significado dos termos utilizados
maio 13
13h 15min
É comum as pessoas interpretarem mal as previsões do tempo divulgadas. O principal motivo é a dificuldade na interpretação dos textos, devido à falta do hábito de leitura. Em outras palavras, é o desconhecimento do vocabulário da língua portuguesa e de alguns conceitos básicos de geografia e de meteorologia.
O Tempo Aqui apresenta alguns termos comumente mal interpretados.
– Frente fria: não é frio, onda de frio, massa de ar frio ou friagem. Frente fria é a frente de uma massa de ar mais frio que se desloca. Muitas vezes, no Acre, apenas a frente do frio é que chega, causando muita chuva e diminuindo o calor. O frio, propriamente dito, não conseguiu chegar. A massa de ar frio não penetrou, mas a frente dela chegou. É como a frente de uma casa que não é a casa em si, mas somente, a frente da residência.
– Alta probabilidade de chuvas, temporais etc: significa que as condições atmosféricas estão indicando que deverá ocorrer o fenômeno, mas, jamais, a certeza de sua ocorrência. Seria, aproximadamente, 90% de probabilidade, ou seja, para cada 100 previsões desse tipo, em cerca de 90 delas ocorreriam ocorreriam os fenômenos anunciados.
– Baixa probabilidade de chuvas, temporais etc: não se está afirmando que não vai acontecer, mas será difícil a sua ocorrência. Para cada 100 previsões, aproximadamente, 90 estarão corretas, mas ainda restam 10 com possibilidade de ocorrência do fenômeno.
– Chuvas em pontos isolados: as chuvas não ocorrerão em toda a área citada, mas em alguns poucos pontos. Pode chover, apenas, no centro da cidade ou num bairro e nos demais não chover.
– Tempo instável: significa que não há segurança nas afirmações sobre o tempo, podendo chover ou não, a qualquer hora. Geralmente, este termo é empregado quando as condições atmosféricas estão favoráveis à ocorrência de tempo chuvoso ou períodos de sol e de chuva.
– Instabilidade: condição atmosférica propícia à ocorrência de chuvas. É semelhante a tempo instável.
– Céu nublado: sol com muitas nuvens. É diferente de céu encoberto.
– Céu encoberto: O céu fica totalmente tomado por nuvens. O sol dificilmente aparece.
– Inverno no Acre: ao contrário do que a maioria diz, é o período seco, com queda acentuada da temperatura, entre os meses de junho e setembro. A expressão “verão amazônico”, entre aspas, não é correta e deve ser evitada, sob pena de causar tremendos mal-entendidos às pessoas que viajam para esta parte do Brasil.
– Verão no Acre: é o período chuvoso, que vai de dezembro a março. A expressão “inverno amazônico”, em sentido contrário ao científico, deve ser abolida. Ela é escrita entre aspas na literatura exatamente por não ser correta, mas uma expressão errônea.
Se você tem mais dúvidas ou quer algum esclarecimento, faça a sua pergunta que nós responderemos através de uma publicação para todos.
Sempre corrijo algumas pessoas nos sites de relacionamentos, como facebook, em relação as interpretações errôneas, parece que as pessoas não têm a disciplina de geografia. Depois ainda comentam que a previsão estava errada. Um abraço Davi
Olá, Socorro Medeiros. Sou o Davi Friale. Que bom que você está ajudando as pessoas a entenderem melhor os termos utilizados nas nossas previsões do tempo! Acesse novamente a matéria “Entenda melhor a previsão do tempo conhecendo o significado dos termos utilizados”, pois foram incluídos outras expressões comumente mal interpretadas. Muito obrigado pela participação.