Menor temperatura do ano, até agora, é registrada no Acre: 19,4ºC. Chuvas já ultrapassaram a média de maio em Rio Branco.

maio 12

9h 45min

O inverno ainda nem começou e já chegaram dez frentes frias nestes primeiros meses do ano, no Acre – lembrando que frente fria não é a mesma coisa que frio, onda de frio, massa de ar frio ou friagem -, mas a que chegou na última segunda-feira, 11 de maio, foi a mais forte, até agora, e provocou chuvas torrenciais, muitas descargas elétricas e ventanias, em grande parte do estado. A incursão de ar um pouquinho mais frio estabeleceu recorde de temperatura mínima do ano, até agora.
Nesta terça-feira, o dia começou com 19,4ºC, em Brasileia, e 20,2ºC, em Rio Branco.
Os ventos de sudeste, em Rio Branco, atingiram velocidade superior a 40km/h, causando queda de galhos e árvores e destelhamento de construções. As chuvas intensas – na capital acreana foram registrados 46,1mm – provocaram inundações em ruas e transbordamento de igarapés, causando sérios transtornos à população.
No entanto, um volume muito maior de chuva ocorreu em Marechal Thaumaturgo, onde foram registrados 97,4mm. Choveu intensamente, também, em Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Xapuri, Capixaba, Bujari, Porto Acre, Senador Guiomard e Santa Rosa do Purus.
Em Rio Branco, o total de chuva acumulado, nestes primeiros onze dias de maio, já ultrapassou a média climatológica do mês inteiro que é em torno de 100mm.
O Tempo Aqui previu e anunciou com bastante antecedência da alta probabilidade de ocorrência desse temporal, que foi causado pela chegada de uma frente fria de intensidade moderada e o seu contato com a elevada umidade do ar originária do Atlântico Norte.
Nos próximo dias, as chuvas intensas darão uma trégua, tendo em vista que o ar mais seco, vindo da Antártica, preencherá o espaço atmosférico do Acre e das regiões vizinhas, inibindo a formação de nuvens muito carregadas.
É bastante provável, que ocorram novos recordes de temperatura mínima, ao amanhecer desta quarta-feira e, possivelmente, da quinta-feira, tendo em vista que as noites estarão com poucas nuvens e, assim, haverá perda de calor da superfície que provocará um resfriamento maior do ar.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *