Rio Madeira e os falsos alertas: Não há nenhuma evidência de que ocorrerá outra grande enchente em 2015!

dez 08

18h 30min

Davi Friale, professor e meteorologista

Muita gente anda apavorada diante da possibilidade de que uma nova enchente do rio Madeira provoque outro problema de abastecimento do Acre, como o que ocorreu no início deste ano de 2014.
O pior é que algumas autoridades – não em meteorologia – têm provocado alvoroço no meio da população acreana, com informações sem nenhum fundamento científico.
Para que haja uma nova grande enchente é preciso que ocorram chuvas volumosas durante muitos dias e semanas em territórios boliviano e peruano. Após a ocorrência dessas chuvas – e se o volume for suficiente – poder-se-á ter uma ideia do aumento do nível do rio em Rondônia.
Por enquanto, não está chovendo acima do normal nesses países vizinhos.
O nível do rio Madeira está, sim, um pouco acima da média, assim como o rio Acre apresentou elevação súbita nos últimos dias e, logo em seguida, baixou rapidamente, mas nada que evidencie uma grande enchente. São situações pontuais causadas por chuvas passageiras em algumas áreas da bacia hidrográfica.
Já dissemos por diversas vezes que a probabilidade de que uma nova grande enchente venha a ocorrer em Rondônia, em 2015, é de menos de 2%, pois esses eventos naturais extremos demoram cerca de 60 anos para se repetirem.
E não há nenhuma evidência científica sequer que aponte para essa possibilidade.
Quem desconhece o comportamento da atmosfera e dos rios, em vez de propagar falsas notícias, deveria estar preocupado com os serviços da sua área ou, então, fazer um curso superior de Meteorologia, que tem a duração de 4 a 5 anos, em uma universidade brasileira – sugiro a USP, as federais do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, do Pará ou de Campina Grande – que ofereça esse ensino.
Quanto à população acreana, não há nenhum motivo para preocupação relacionada a uma possível situação de falta de alimentos e de combustível como consequência do Madeira.
Informaremos – como sempre temos feito – quaisquer situações meteorológicas que possam causar transtornos devido a inundações ou temporais de grandes proporções no Acre e nas regiões vizinhas,.
Assim fizemos com relação a Brasileia e Rio Branco, em 2012, a Rio Branco, Rondônia, Amazonas, Bolívia e Peru, no início de 2014, e, recentemente, em novembro, a Tarauacá.
Acompanhamos e registramos ininterruptamente todos os acontecimentos meteorológicos e informamos, sempre, as adversidades do tempo meteorológico que possam trazer transtornos à população e às atividades econômicas.
Portanto, o rio Madeira não deverá sofrer nova enchente, nos próximos anos, nas proporções de 2014. A população deve ficar tranquila. Caso haja possibilidade de transtornos, será avisada com bastante antecedência.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *