Chove pouco no Acre nos próximos dias

jan 14


Nível dos rios despenca nos próximos dias


Tempo seco, com muito sol e pouca chuva, no Acre, a partir de quinta-feira

      Estamos no verão, no Acre e na maior parte do Brasil. É a estação que chove muito. No entanto, as altas pressões atmosféricas que se formam no hemisfério norte, mais precisamente no noroeste da África (Marrocos) e na região das ilhas oceânicas de Portugal (Atlântico Norte), conseguem deslocar uma massa de ar um pouco mais seco até o Brasil, com mais intensidade no Acre e no oeste do Amazonas.

      Essa massa de ar atinge o norte da Venezuela e avança na direção do extremo oeste do Brasil, entrando pelo vale do Juruá, após percorrer as planícies do rio Orinoco, entre o planalto das Guianas e a cordilheira dos Andes colombianos. Raramente essa incursão de ar, que tem origem no hemisfério norte, ocorre em outras estações do ano. Esse fenômeno, analisado exaustivamente por nós há anos, provoca, nos meses de dezembro e janeiro, uma pequena trégua nas altas umidades e nos dias chuvosos do Acre e no oeste do Amazonas.

    Assim, nos próximos dias, a partir desta quinta-feira, dia 16 de janeiro, até por volta do domingo, dia 19, o tempo  fica um pouco mais firme, com muito sol e pouca chuva nesta parte do Brasil, mas é no vale do Juruá que tal fenômeno fica mais intenso, por ser a entrada dos ventos que vem do noroeste da África e do sudoeste da Europa.

    No último dia 31 de dezembro, publicamos, na previsão para janeiro, sobre a ocorrência desta pequena trégua nas chuvas no Acre e em parte do Amazonas.

    As chuvas, no Acre, como temos anunciado com frequência, estão e devem continuar abaixo da média durante todo o atual verão.

    Portanto, o nível dos principais rios acreanos deve, também, ficar abaixo da média para esta estação, exceto em alguns pontos isolados. O nível do rio Acre, em Rio Branco, por exemplo, poderá ficar abaixo de 4m até o próximo domingo.

      No entanto, acompanhe sempre as nossas previsões diárias para não ser pego de surpresa, pois poderão ocorrer alterações imprevisíveis no comportamento da atmosfera.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *