Temporais com chuvas torrenciais, ventanias, raios, granizo e declínio acentuado da temperatura marcaram este sábado, em todo o Acre. Confira os principais registros, em todo o Brasil.
ago 11
Este sábado (10/8/2013) foi marcado por fortes temporais e declínio acentuado da temperatura, em todo o Acre.
Chuvas torrenciais ocorreram, em quase todo o vale do Juruá. Em Marechal Thaumaturgo e em Porto Waltter, houve rajadas de vento superiores a 60km/h, com chuvas que acumularam mais de 80mm, com muitos raios, em alguns pontos. Em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, também, choveu torrencialmente, com queda de granizo, em alguns lugares.
Choveu em toda a bacia hidrográfica dos rios Acre, Xapuri e do riozinho do Rola. Os maiores volumes ocorreram, na fronteira com a Bolívia.
Na BR-364, choveu, abundantemente, entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul, mas houve chuvas, em toda a rodovia, desde a divisa com Rondônia.
Em Rio Branco, as chuvas aconteceram, logo pela manhã, e os ventos sopraram com rajadas superiores a 50km/h.
Choveu.em todos os municípios do Acre.
A temperatura, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sudeste do estado, declinou acentuadamente, durante todo o dia e, por volta das 22 horas, os termômetros marcavam entre 13 e 15ºC, com sensação térmica abaixo de 9ºC, devido aos fortes ventos que sopravam da direção sudeste.
Durante o dia, a máxima atingiu, apenas, 19ºC, na capital acreana, e 17ºC, em Brasileia.
Interessante é que a temperatura máxima, em Rio Branco, Brasileia e municípios vizinhos, ocorreu, a zero hora, ou seja, na primeira hora do sábado, enquanto a mínima, aconteceu, às 23 horas, já na última hora do dia. Essa inversão ocorreu devido à chegada da frente fria que provocou queda da temperatura durante as 24 horas do dia.
Na parte da tarde e no início da noite, a forte frente fria atingiu os municípios do centro do estado e do vale do Juruá.
Todos esses fenômenos ocorridos, neste sábado, foram causado pelo choque de uma forte frente fria, de origem polar, com uma intensa massa de ar quente e úmido que chegou do Amazonas.
A umidade do ar esteve alta, com mínimas entre 70 e 85%.
A menor temperatura registrada, no Acre, ocorreu, em Brasileia, e a maior, em Cruzeiro do Sul.
A capital brasileira com a menor temperatura registrada foi Campo Grande, com 9,7ºC, e a que registrou a maior, foi Palmas, com 36,5ºC.
Em todo o Brasil, o menor registro foi 2,9ºC, em Morro da Igreja (Santa Catarina), e o maior, 38,7ºC, em Caxias (Maranhão).
Confira as temperaturas extremas registradas, neste sábado, 10 de agosto de 2013.
MENORES TEMPERATURAS
Rio Branco: 13,0ºC, às 23 horas.
Acre: 12,9ºC, em Brasileia.
Capitais: 9,7ºC, em Campo Grande.
Brasil: 2,9ºC, em Morro da Igreja (Santa Catarina).
MAIORES TEMPERATURAS
Rio Branco: 25,0ºC, a zero hora.
Acre: 28,3ºC, em Cruzeiro do Sul.
Capitais: 36,5ºC, em Palmas.
Brasil: 38,7ºC, em Caxias (Maranhão).