Temperatura despenca neste sábado, no Acre: Jogo do Brasil será assistido com muito frio e vento pelos riobranquenses. Frio deverá ter recorde do ano, até o momento, no estado.
jun 24
16h 45min
Uma intensa massa de ar frio já se desloca rapidamente da Antártida em direção à América do Sul. Um centro de alta pressão atmosférica será formado, no noroeste da Argentina, que impulsionará o ar gelado até o Acre.
Uma forte frente fria atingirá o estado, na noite da próxima sexta-feira, dia 27 de junho, e, logo depois, a massa de ar gelado fará a temperatura cair rápida e bruscamente, no sábado, em Rio Branco e em Brasileia.
Nas primeiras hoas da noite desta sexta-feira para sábado, a forte frente fria chegará, no leste e no sudeste do Acre, com ventos intensos e repentinos, cujas rajadas poderão ultrapassar a velocidade de 50km/h, nos pontos mais altos, podendo causar transtornos à população, em algumas áreas.
A temperatura máxima, no sábado, ficará abaixo de 18ºC, em Rio Branco e em Brasileia, e a mínima, entre 11 e 14ºC, ao amanhecer de domingo e de segunda-feira, porém, devido à intensidade dos ventos, a sensação térmica será inferior a 8ºC.
Até o final do dia de sábado, a frente fria atingirá, também, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, mas com menor intensidade do que na capital. As noites continuarão frias, pelo menos, até a terça-feira, dia primeiro de julho.
O jogo do Brasil com o Chile será assistido, pelos riobranquenses, com muito frio e vento.
O choque do ar frio com o ar quente e úmido deverá causar chuvas fortes, com raios, na maior parte do Acre e das regiões vizinhas, na sexta-feira e no sábado.
Essa forte massa de ar polar deverá estabelecer recordes de frio deste ano, até o momento, no estado.
Além do Acre, a onda de frio, também, atingirá o sul e o sudoeste do Amazonas, Rondônia, o centro, o sul e o oeste de Mato Grosso, o centro e o sul de Goiás, a região de selva do Peru e toda a área de planície da Bolívia.
No Amazonas, as cidades mais afetadas pelo frio serão Boca do Acre, Pauini, Envira, Gujará, Ipixuna e Eirunepé, enquanto, em Rondônia, vão esfriar bastante as regiões de Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena. Em Mato Grosso, sofrerão com frio mais intenso, Cáceres, Cuiabá, Vila Bela da Santíssima Trindade e toda a região do Pantanal. Já, em Goiás, as cidades de Rio Verde e Mineiros é que terão as mais baixas temperaturas, mas somente, a partir de domingo, com temperaturas mínimas em torno de 8ºC, mas, também, serão afetadas, Itumbiara e Goiânia, além dos municípios vizinhos.
No Peru, será Porto Maldonado que terá a maior queda na temperatura, enquanto, em Pucalpa, haverá pequeno impacto.
Na Bolívia, todas as cidades situadas na região de planície terão queda acentuada da temperatura, sendo que as do sul do país, sentirão o frio intenso, já na sexta-feira, pela manhã.
A partir de segunda-feira, a umidade do ar baixará bastante, no Acre, e as chuvas cessarão por alguns dias.