Dias ensolarados e muito quentes, em todo o Acre, até a próxima sexta-feira. Alta probabilidade de fortes temporais, no sábado, quando uma forte frente fria vai despencar a temperatura.
ago 06
Até a próxima sexta-feira, dia 9, os acreanos terão que suportar altas temperaturas, durante o dia, com valores muito perto dos 36ºC. A causa é a baixa umidade do ar que vai girar em torno de 30%, na parte da tarde. Isso favorece, não só o aquecimento, provocado pela forte intensidade dos raios solares, mas, também, a extrema radiação ultravioleta. Essa condição de muito calor vai ocorrer mais forte no leste e no sudeste do estado, ou seja, na capital e na região de Brasileia e proximidades. Eventualmente, nesses municípios, poderão ocorrer chuvas rápidas, em alguns poucos pontos isolados, somente na parte da tarde.
No vale do Juruá, em Tarauacá, em Feijó e na vizinhança, o calor será um pouco mais abafado, devido à umidade do ar ficar um pouco maior do que no leste do estado. Assim, nessa parte do Acre, a probabilidade de chuvas é moderada, mas, mesmo assim, se ocorrerem, serão rápidas, na parte da tarde.
Já, no sábado, haverá mudança brusca no tempo. A chegada de uma forte frente fria vai provocar temporais generalizados, na maior parte do estado, com chuvas, raios e ventanias.
Logo em seguida à chegada da frente fria, uma grande massa de ar frio, de origem polar, vai fazer a temperatura declinar acentuadamente, principalmente, em Rio Branco, Brasileia e municípios próximos. Nesses municípios, a temperatura, ao amanhecer de domingo, deverá estar situada entre 12 e 14ºC. Já, em Cruzeiro do Sul e em Tarauacá, os termômetros deverão marcar mínimas entre 15 e 17ºC, principalmente, no início da segunda-feira. No entanto, devido aos fortes ventos que estarão soprando de sudeste, a sensação térmica, ou seja, aquela que o corpo exposto ao vento vai sentir, será bem inferior.
O frio atingirá, também, Cuiabá e todo o oeste e sudoeste de Mato Grosso, Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas (Boca do Acre, Lábrea, Envira e Eirunepé), toda a planície da Bolívia (Trinidad, Riberalta e Cobija) e o sudeste e leste do Peru (Porto Maldonado, Ibéria, Inapari e Pucalpa).
No sul do Brasil, as temperaturas atingirão valores abaixo de zero e haverá formação generalizada de geada, na maioria dos municípios daquela região, principalmente, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
O Tempo Aqui acompanhará toda a evolução dessa forte frente fria e quaisquer alterações serão, imediatamente, anunciadas em nosso portal. Acompanhe, portanto, nossas atualizações que ocorrem a qualquer momento.