Fenômeno da friagem no Acre. Entenda como ocorre a incursão de ar polar, na Amazônia Ocidental.

maio 23

17h 10min

No desenho, você observa, em vermelho, as áreas mais altas da América do Sul e, em branco, as regiões baixas. As setas azuis indicam o caminho do ar gelado que vem da Antártida.
As altas pressões atmosféricas, que ocorrem na região do Polo Sul da Terra, empurram o ar gelado para o norte. Uma parte desse ar percorre o oceano Atlântico e, outra, o oceano Pacífico, antes de chegar à América do Sul. O movimento desse ar gera os ventos que encontram os vales, ou seja, as terras baixas que vão desde o sul da Argentina até o sul da Colômbia.
O ar frio é mais pesado do que o ar quente e, por esse motivo, os ventos gelados encontram caminho fácil por essas terras baixas que são cercadas pela cordilheira dos Andes, a oeste, e pelo planalto Brasileiro, a leste.
Assim, fica fácil para o ar frio avançar em direção ao norte e atingir o Acre, depois de cruzar a Argentina – às vezes, também, o Chile, se o ar entrar pelo Pacífico – o Paraguai e a Bolívia.
Todo esse vento é canalizado para o Acre, como se pode ver na ilustração. Assim, os ventos chegam na capital acreana, soprando da direção sudeste.
Após cruzar o Acre e o oeste do Amazonas, esse ar, já enfraquecido, poderá atingir até o sul da Colômbia e, algumas vezes, cruzar a Linha do Equador e terminar no Hemisfério Norte do nosso planeta.
A previsão de frio para o Acre é feita com base nas condições atmosféricas registradas na Antártida. Conhecendo-se a velocidade de deslocamento dos ventos e o valor da pressão atmosférica podemos prever, com bastante antecedência, quando a temperatura irá cair, por exemplo, em Rio Branco.
Portanto, a friagem, nada mais é do que a incursão de ar frio, vindo da região polar, e que causa queda brusca na temperatura, não só no Acre, mas na maior parte da Amazônia Ocidental.

Fenômeno da friagem no Acre. Entenda como ocorre a incursão de ar polar, na Amazônia Ocidental.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *