Frio intenso em todo o Acre, no final desta semana. Declínio acentuadíssimo da temperatura poderá estabelecer recorde histórico de frio no mês de maio, em Rio Branco e em Brasileia.
maio 20
9h 50min
Demorou, mas vai chegar, com toda força, a primeira friagem forte do ano, no Acre. Há possibilidade de que sejam estabelecidos recordes históricos de frio, no mês de maio, em Rio Branco e em Brasileia.
Uma altíssima pressão atmosféirica, que se formará, no norte da Argentina, impulsionará ventos gelados para todo o Acre, Rondônia, Mato Grosso, sul, sudoeste e oeste do Amazonas e toda a região de selva da Bolívia e do Peru.
No final da tarde desta sexta-feira, dia 23 de maio, ou no início da noite, ventos fortíssimos, soprando da direção sudeste, atingirão, repentinamente, a cidade de Rio Branco. Rajadas intensas, com velocidades que deverão ultrapassar 60km/h, nos pontos mais altos, poderão causar queda de galhos e árvores, assim como danificar construções, em algumas áreas. Poderão, ainda, ocorrer fortes descargas elétricas, queda de granizo e chuvas torrenciais.
O sábado vai amanhecer gelado, na capital acreana, em Brasileia, em Sena Madureira e nas proximidades. O tempo fica totalmente fechado e os ventos estarão intensos, com garoa, a qualquer hora. O frio aumenta, durante todo o dia, com a temperatura máxima ficando abaixo de 18ºC e a mínima entre 12 e 14ºC, porém, devido aos fortes ventos, a sensação térmica vai ser abaixo de 8ºC, principalmente, à noite.
No sábado, à tarde, todo o Acre, já estará tomado por uma poderosa massa de ar frio, de origem polar, e as temperaturas despencam, também, em Tarauacá e em Cruzeiro do Sul, com valores mínimos que deverão oscilar entre 14 e 17ºC.
O frio continua intnso durante todo o domingo e, ao amanhecer de segunda-feira, dia 26, os termômetros deverão estar marcando temperaturas entre 9 e 12ºC, com sensação térmica próxima de zero, em Rio Branco, Brasileia e municípios próximos.
É bastante provável que sejam estabelecidos recordes históricos de frio, no mês de maio, pois a menor temperatura registrada oficialmente, neste mês, na capital acreana, foi 10,9ºC, ocorrida no ano de 1990, no dia 20.
Essa forte onda de frio, não comum para este mês, atingirá, também, Rondônia, principalmente, as regiões de Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena, com mínimas entre 9 e 12ºC. Em Porto Velho, a temperatura mínima deverá ficar entre 15 e 17ºC.
No Amazonas, o frio atingirá as regiões de Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Envira, Eirunepé, Benjamim Constant, Tabatinga e municípios vizinhos.
No estado de Mato Grosso, a região de Cuiabá e do Pantanal, terão mínimas, em torno de 12ºC.
Identicamente, toda a região de selva do Peru e da Bolívia terão queda acentuada da temperatura, principalmente, nas cidades de Cobija, Riberalta, Trinidad, Robore, Porto Maldonado, Pucalpa e Iquitos.
A causa desse frio tão intenso, fora de época, é devido ao resfriamento global que começa a ganhar força nos últimos anos, no mundo inteiro. Essa será, apenas, a primeira incursão maciça de ar frio, na Amazônia Ocidental, deste ano. Nos próximos meses, deverão ocorrer frios ainda mais intensos, no Acre, e temperaturas próximas de 6ºC serão facilmente atingidas.
O Tempo Aqui alerta as autoridades para a necessidade urgente de providências quanto aos menos favorecidos, que não possuem agasalhos suficientes durante o tempo frio. Assim, é importante que se façam campanhas do agasalho, imediatamente.
Estamos acompanhando o desenvolvimento e o deslocamento dessa intensa massa de ar frio, em direção ao Acre e às regiões vizinhas. Se for detectada qualquer alteração na sua intensidade, para mais ou para menos, será anunciada.